WhatsApp Pay deve ser liberado pelo Bacen em novembro, diz Cielo

WhatsApp Pay deve ser liberado pelo Bacen em novembro, diz Cielo

O serviço de pagamentos do WhatsApp, o WhatsApp Pay, deve finalmente ser liberado pelo Banco Central (Bacen) em novembro.

Pelo menos é o que espera o presidente-executivo da Cielo, Paulo Caffarelli.

“A expectativa que a gente tem ouvido de partes envolvidas no assunto é de que autorização do regulador sairá em novembro”, disse Caffarell sem citar nomes.

De acordo com uma matéria da Reuters, a declaração foi dada em uma teleconferência com jornalistas. O motivo do encontro virtual realizado nesta quarta-feira (28) foi a apresentação dos resultados da Cielo do terceiro trimestre.

Entenda o caso WhatsApp Pay

Em junho deste ano, conforme noticiou o CriptoFácil, o aplicativo de mensagens do Facebook anunciou uma parceria com a Cielo para liberar pagamentos pelo aplicativo.

Entretanto, cerca de uma semana depois, o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) e o Bacen suspenderam o projeto.

Na ocasião, o Banco Central disse que a decisão tinha o objetivo de preservar o ambiente competitivo. Já o Cade apontou potenciais riscos para a concorrência no setor.

No final de julho, no entanto, as operações foram liberadas para testes pelas instituições.

Conforme destacou a Reuters, nesse período, a expectativa em torno do início das operações do WhastApp Pay ampliou a volatilidade das ações da Cielo.

Nesse sentido, analistas avaliaram que a parceria pode ajudar a Cielo a ser recuperar das quedas nos lucros.

Impacto do PIX na Cielo

Por outro lado, analistas do setor financeiro acreditam que a chegada do PIX em novembro será um desafio adicional para a Cielo.

Isso porque o sistema de pagamentos instantâneos do Banco Central pode tomar para si fatias do mercado que dão receitas para instituições financeiras, como cartões de crédito e de débito.

Entretanto, para Caffarelli, o PIX deve ampliar a bancarização no Brasil. Dessa forma, pode criar oportunidades maiores para todo o setor financeiro, incluindo a própria Cielo.

Leia também: Bitcoin é um substituto para ouro, afirma fundador do Mercado Livre

Leia também: Bitcoin supera todos os fundos de investimento do Brasil em 2020

Leia também: Bitcoin não ajuda os desbancarizados, critica CEO da Mastercard

BTC LAST NEWS: Crupto Facil