Volume de futuros de Bitcoin explode com interesse institucional

Volume de futuros de Bitcoin explode com interesse institucional

Para muitos investidores, o Bitcoin já passou da fase da dúvida e da desconfiança.

No entanto, não é possível dizer o mesmo em relação aos bancos, empresas e os fundos de investimento. Assim, no meio institucional, o Bitcoin ainda tem um longo caminho de convencimento a percorrer.

Entretanto, os primeiros passos já estão sendo dados: no início de agosto, uma empresa listada na Nasdaq anunciou um investimento bilionário em Bitcoin.

Além dela, outras instituições estão começando a apostar na criptomoeda mais valiosa do mundo. Por isso, o volume de capital empregado nos contratos futuros de BTC está explodindo.

Futuros de Bitcoin

Volume de futuros de Bitcoin disparou nos meses recentes

Os contratos de futuros são aqueles nos quais os investidores “apostam” no preço do BTC, numa data que está por vir.

Assim, é possível negociar esses contratos antes da data limite, ou esperar o contrato correr e comprar os Bitcoins pelo valor fixado no passado.

Naturalmente, esse valor pode ser vantajoso ou não para o comprador. Desse modo, os futuros se utilizam da especulação dos preços do Bitcoin para permitir aos investidores fazer negócios.

De todo modo, no gráfico, é possível perceber que a quantidade de dinheiro aplicado em futuros de Bitcoin é enorme, no momento.

Dessa forma, cerca de 4,6 bilhões de Reais estão alocados nessa modalidade de contrato. Os dados se referem aos contratos negociados na CME, que é a Bolsa de Valores de Derivativos de Chicago.

É arriscado não ter Bitcoins

Não investir em Bitcoins é arriscado

No tuíte acima, Zack Voell afirma que “é arriscado não ter Bitcoin. A MicroStrategy sabia disso quando comprou 1% de toda a oferta do mercado”.

A compra da MicroStrategy foi extremamente comentada pelos entusiastas de criptomoedas.

Esse fato, aliado à informação sobre os futuros de Bitcoin, permite criar uma correlação entre a compra de Bitcoin por empresas e fundos de investimento e a explosão no número de futuros de BTC.

A correlação é extremamente bem explicada  neste artigo da Cointelegraph Brasil. Na opinião de Marcel Pechman, redator do artigo, a quantidade de futuros de Bitcoin pode indicar um FOMO institucional.

FOMO (fear of missing out) é uma gíria utilizada no ambiente dos criptoativos para indicar o “medo de ficar de fora” de uma tendência. Normalmente, o termo é utilizado para os investidores comuns.

No entanto, um FOMO institucional é muito mais impactante, já que as empresas têm um poderio financeiro que pode impactar no mercado das criptomoedas.

Agora é esperar pelo impacto que a adoção do Bitcoin por empresas, bancos e fundos terá no preço da criptomoeda.

Leia também: Alta do Bitcoin é explicada em detalhes por especialista

Leia também: Bitcoin e criptomoedas são tema de programa da TV Justiça

Leia também: Análise do Bitcoin: BTC pode voltar aos US$ 10.000 dólares

BTC LAST NEWS: Crupto Facil