Uma Introdução à Binance Bridge

Avatar



O projeto Binance Bridge visa aumentar a interoperabilidade entre diferentes blockchains. Ele permite que qualquer pessoa converta seus criptoativos em wrapped tokens (e vice-versa) na Binance Chain e Binance Smart Chain.

Por que isso pode ser útil? Pois desta forma, você pode usar seu BTC, ETH, USDT ou outros ativos em DApps da Binance Smart Chain (BSC). Você faz HODLing de BTC, mas quer aproveitar as oportunidades de farming na BSC? Não se preocupe, você pode manter sua exposição Bitcoin enquanto ainda participa do DeFi na Binance Smart Chain.

 

Introdução

Atualmente, existe um pequeno problema no espaço cripto. Blockchains diferentes não podem efetivamente se comunicar umas com as outras. Se você fizer uma transação de Bitcoin, a blockchain da Ethereum não será capaz registrar essa transação. Se diminuirmos um pouco o “zoom” e olharmos para o futuro, esse problema provavelmente será resolvido, de alguma forma, com as novas tecnologias. No entanto, uma solução muito mais rápida e já disponível, são moedas e tokens “wrapped” (agrupados).

Os wrapped tokens permitem que você use moedas e tokens nativos de outras blockchains em uma cadeia diferente, como a Binance Smart Chain. Já vimos como isso pode funcionar com o BTC tokenizado na Ethereum. O projeto Binance Bridge introduz este conceito para a Binance Chain e Binance Smart Chain.

O que é o Projeto Binance Bridge?

O Projeto Binance Bridge é um serviço de “ponte” (conexão) cross-chain (entre cadeias) que visa aumentar a interoperabilidade entre diferentes blockchains. Essencialmente, ele permite que qualquer pessoa converta moedas específicas em wrapped tokens (ou em tokens atrelados conhecidos como “pegged tokens”) para serem usados na Binance Chain e na Binance Smart Chain. Isso adiciona muitos ativos digitais como BTC, ETH, USDT, LTC, XRP, LINK, ATOM, DOT, XTZ, ONT e muito mais ao ecossistema da Binance Chain.
Ao usar o portal da Binance Bridge, você pode acessar, com apenas alguns cliques, a liquidez cross-chain (de diferentes blockchains) na Binance Chain e na Binance Smart Chain.

Como funciona o Projeto Binance Bridge?

O “wrapping” de uma moeda ou token em uma versão da Binance Chain é algo bem simples. Usando o serviço da Binance Bridge, você pode converter criptoativos entre a blockchain nativa e a Binance Chain/Binance Smart Chain. Por exemplo, se você transferir USDT da rede Ethereum para a Binance Smart Chain, a Binance Bridge dará suporte para a conversão de cross-chain da Ethereum ERC-20 para a Binance BEP-2 ou BEP-20. É importante notar que essas moedas “wrapped” são atreladas a moedas reais e tokens existentes em endereços públicos.

Atualmente, o Projeto Binance Bridge suporta transferências cross-chain ERC-20 e TRC-20. Como você já deve saber, ERC-20 é um padrão de token muito popular na Ethereum. O TRC-20 é um padrão semelhante utilizado na rede TRON.
Uma observação adicional: BEP-2 é um padrão de token da Binance Chain, enquanto o BEP-20 é um padrão de token da Binance Smart Chain. A moeda nativa de ambas as redes é o BNB. Se você gostaria de ler mais sobre o funcionamento dessas blockchains paralelas, consulte o artigo Uma introdução à Binance Smart Chain (BSC).

Após definir os parâmetros, o tempo de conversão é bem curto e deve levar apenas alguns minutos para executar uma conversão cross-chain. É claro que isso depende dos tempos de confirmação da rede blockchain. Mas o que isso significa, exatamente? Bem, dependendo da blockchain na qual você está fazendo a conversão, o processo pode demorar mais, principalmente durante períodos de congestionamento e alto volume de atividades.

No que diz respeito às taxas, a Binance Bridge não cobra nenhuma taxa de conversão. Você só deverá pagar por taxas de transação de rede das blockchains nas quais está efetuando a conversão.

É necessária uma conta Binance para usar a Binance Bridge? Não. A interface da Binance Bridge  é aberta para qualquer tipo de endereço. Não há necessidade de registrar uma conta na Binance.

Por outro lado, se você tiver uma conta Binance, depósitos e saques estarão disponíveis para vários ativos BEP-2 e BEP-20. Dessa forma, você não precisa se preocupar em fazer o wrapping dos ativos sozinho. Além disso, você poderá armazená-los, negociá-los e transferi-los como qualquer outro token.

O que significa “Peg-in” e “Peg-out”?

O recurso “Peg-in” permite que você converta tokens nativos de outras blockchains em tokens Binance Chain/Binance Smart Chain. Por outro lado, “Peg-out” significa a conversão de tokens Binance Chain/Binance Smart Chain em tokens nativos de outras blockchains.

Para concluir um Peg-in, primeiro você precisa de uma carteira compatível, como a Binance Chain Wallet ou a carteira do MetaMask.
Selecione a rede de origem que deseja fazer a conversão e especifique o valor. A Binance Bridge irá gerar um endereço no qual você deverá efetuar um depósito. Você terá um intervalo de tempo para depositar nesse endereço. Após enviar os fundos para o endereço (durante o intervalo de tempo definido), a Binance Bridge enviará uma quantidade equivalente de tokens “wrapped” ao seu endereço da Binance Chain ou Binance Smart Chain. Você pode consultar o guia com todas as etapas desse processo em Como usar a Binance Bridge.

Assim que a transação for concluída, a Binance Bridge irá bloquear os tokens e o processo de conversão para a Binance Smart Chain estará finalizado. Então, você poderá usar seus tokens.

Se quiser converter uma grande quantia, pode ser uma boa ideia fazer um teste com uma quantia menor primeiro. Desta forma, você pode verificar se o processo ocorreu da forma que esperava, antes de possivelmente comprometer grandes valores. Outra alternativa, é fazer o mesmo processo diretamente na Binance.

Considerações finais

O projeto Binance Bridge é uma ferramenta importante que aumenta a compatibilidade e interoperabilidade entre diferentes blockchains. Qualquer um pode atrelar/vincular moedas e tokens para uso na Binance Chain/Binance Smart Chain. Aumentaremos, ao longo do tempo, o número de tokens suportados para esse processo, proporcionando maior acessibilidade e liquidez na Binance Smart Chain.

A Binance Bridge representa uma parcela de um projeto maior. A Binance planeja aumentar ainda mais a liquidez cross-chain entre diferentes blockchains. Fique ligado para mais novidades!

EnglishGermanPortugueseRussian