Suposto Satoshi Nakamoto plagiou tese de doutorado, diz site

Avatar

O cientista da computação australiano Craig Wright que diz ser Satoshi Nakamoto, foi acusado de plagiar boa parte de sua tese de doutorado da Charles Sturt University (CSU) em 2017.

O blogueiro anônimo chamado PaintedFrog publicou uma análise dissecando e comparando cada ponto da tese de Wright com o conteúdo supostamente plagiado. A tese intitulada ‘The Quantification of Information Systems Risk: A Look at Quantitative Responses to Information Security Issues’, foi analisada em maio de 2020.

  • Ficou com alguma dúvida? O Be[in]Crypto possui uma série de artigos para lhe ajudar a entender o universo cripto. Confira!
  • Se quiser ficar atualizado no que acontece de mais importante no espaço cripto, junte-se ao nosso grupo no Telegram!

No trabalho plagiado continha artigos publicados, livros, páginas da web e apresentações de slides. “Wright nem sequer alterou a ordem das frases”, explicou PaintedFrog.

Suposto Satoshi Nakamoto plagiou tese de doutorado, diz site
Fonte: PaintedFrog

“Plágio substancial e deliberado está presente em pelo menos trinta páginas da tese de Wright, incluindo quase todo o Capítulo 6. Wright plagiou grandes partes do conteúdo e o reformulou para evitar ferramentas de detecção automatizadas. Na maioria dos casos, ele simplesmente substituiu por sinônimos a cada poucas palavras.”

O blogueiro explicou que muitas partes foram roubadas “literalmente ou quase literalmente”, não havia citação e crédito, além de copiar erros do material original sem corrigir, mesmo Wright assinando e incluindo o Certificado de Autoria nas páginas de abertura da tese. E afirmou:

“Como em casos anteriores de plágio, Wright geralmente introduzia erros quando copiava material, especialmente quando continha matemática. (…) Às vezes, Wright até se esquecia de definir termos que roubou do material de origem, ou introduzia uma equação sem incluir os passos intermediários necessários para que ela fizesse sentido.”

Suposto Satoshi Nakamoto plagiou tese de doutorado, diz site
Craig Wright acusado de plágio

Não é a primeira vez que PaintedFrog acusa Wright de plágio. Em 2008 o blogueiro acusou Wright de plagiar a dissertação de LLM em Direito Comercial Internacional da Northumbria University, intitulada ‘O Impacto da Responsabilidade Intermediária da Internet’ , sem sequer mencionar o autor original em alguns casos.

Outros casos de Wright com a justiça

Wright acionou a justiça acusando outro blogueiro de criptomoedas e podcaster, Peter McCormack, de difamação por afirmar que ele não era Satoshi. Um tribunal em Londres rejeitou a declaração da testemunha de Wright alegando ser “simplesmente falsa em quase todos os aspectos materiais”.

Em meados de março, Wright foi obrigado a pagar US$ 43 milhões em danos, pois um tribunal federal o condenou por confiscar ilegalmente propriedade intelectual pertencente a uma joint venture que ele co-fundou.

Em junho de 2021 o cofundador do Ethereum, Vitalik Buterin, acusou Wright de fingir ser Satoshi Nakamoto, o criador pseudônimo do Bitcoin, e o comparou ao ex-presidente dos EUA Donald Trump e desafiou seus advogados a processá-lo.

O artigo Suposto Satoshi Nakamoto plagiou tese de doutorado, diz site foi visto pela primeira vez em BeInCrypto Brasil.

Marketcrypto.com.br: News

EnglishGermanPortugueseRussian