Segundo uma publicação chinesa da Interchain Pulse, as redes mundiais Starbucks e McDonald’s podem ser as próximas a testarem o uso real e prático do Yuan Digital, a moeda digital que será emitida pelo Banco Central da China e que já está em fase de testes em quatro cidades chinesas. A publicação destaca que uma conferência sobre os próximos passos para implementação da moeda digital chinesa foi realizada em 22 de abril na cidade de Xiong’an, localizada perto de Pequim.

Participaram da conferência agências do governo, desenvolvedores da moeda digital, além de bancos e representantes de redes de comércios que foram convidadas para participar dos testes do Yuan Digital. A iniciativa faz parte do programa Xiong’an Smart City. A cidade é o primeiro grande projeto de cidade inteligente da China e uma das principais prioridades do governo nacional. O conselho de administração da cidade, por exemplo, inclui empresas como Huawei, Tencent, Alibaba Group, Baidu e outras gigantes de tecnologia.

De acordo com a publicação, entre os comerciantes convidados estava uma variedade de empresas do setor de varejo, especialmente alimentos e bebidas. Isso sugere que esses podem ser os primeiros comerciantes a testar o yuan digital. Embora a imensa maioria da lista fosse composta por empresas locais, como de catering, hotéis, supermercados, livrarias e vendedores de comida de rua, gigante como a Starbucks e o McDonald’s também estavam presentes.

Ainda segundo a publicação, detalhes da reunião não foram disponibilizados pelos participantes, contudo, o Interchain apurou que os testes com os comércios devem começar em maio, assim que os detalhes técnicos de implementação forem realizados por todos os participantes.

Segundo a publicação, o governo também deve selecionar um grupo de cidadãos para participar dos testes com os varejistas, tendo em vista que, até o momento, o Yuan Digital só está disponível para funcionários públicos e de alguns instituições financeiras das cidades em que vem sendo testado (Shenzhen, Chengdu, Suzhou e Xiong’an)

Leia também: Banco Central da China diz que Yuan Digital deve ser usado nos jogos Olímpicos de inverno em 2022

Leia também: Moeda digital da China será testada em pagamentos de funcionários do governo

Leia também: China testa sua moeda digital estatal em quatro cidades