Rentabilidade da poupança antiga supera Tesouro Direto e CDI

Rentabilidade da poupança antiga supera Tesouro Direto e CDI

Aplicação desprezada por muitos gurus das finanças, a poupança parece ter dado a volta por cima. Inesperadamente, ela passou a ter rentabilidade maior do que a maioria dos investimentos.

O buscador e comparador de investimentos Yubb fez um levantamento de rentabilidade em vários investimentos. O estudo mostrou que a poupança antiga (as existentes antes da mudança de remuneração em 2012), está sendo a rainha dos investimentos de renda fixa.

O motivo foi o corte da taxa Selic (taxa de referência de juros) para 2% ao ano. A medida tornou os juros mais baixos para aplicações atuais, favorecendo a poupança.

Comparativo coloca poupança no topo da renda fixa

A comparação foi feita entre a média de cada classe de investimento de renda fixa com maior liquidez. Para os resultados, foram considerados investimentos com vencimentos de até 1 ano ou com liquidez diária.

Além disso, foi considerado o valor líquido da rentabilidade. A alíquota de imposto foi de 17,5%, que equivale a 12 meses de investimento.

Lembrando que a caderneta de poupança é isenta da cobrança de imposto. Investimentos como LCI, LCA e debêntures incentivadas (presentes na lista) também possuem este benefício.

Rentabilidade da poupança

Entretanto, nem a isenção de imposto tornou LCI, LCA e debêntures mais atrativas do que a poupança.

Regra vale apenas para poupanças pré-2012

Apesar de surpreendente, o resultado possui uma ressalva: as regras valem apenas para depósitos feitos antes de 2012.

Na poupança antiga, a rentabilidade do investimento era fixa em 0,5% ao mês, ou 6% ao ano. Ela também rendia a TR, porém essa taxa costuma ser próxima de zero. Com a Selic a 2% ao ano, a poupança antiga rende três vezes mais.

Porém, os depósitos de poupança feitos após 2012 seguem outra regra. Caso a Selic esteja abaixo de 8,5% ao ano, eles passam a render 70% da taxa Selic. Por isso, a poupança nova ainda ocupa a lanterna em rentabilidade.

Mas se você ainda tem dinheiro na poupança velha, o ideal pode ser deixá-lo por lá mesmo. Afinal, ganhar três vezes a Selic com isenção de imposto não é um mau negócio.

Leia também: Resultados fazem ações da Magazine Luiza dispararem na bolsa

Leia também: Baleia de Bitcoin da Bitfinex recomenda compra de duas altcoins

Leia também: Cinco criptomoedas valorizaram mais de 80% em apenas 7 dias

BTC LAST NEWS: Crupto Facil