Quem é Satoshi Nakamoto?

Avatar



Satoshi Nakamoto é o pseudônimo responsável pelo desenvolvimento do Bitcoin e pela autoria do whitepaper (documento original oficial) do Bitcoin. Há muita especulação em torno da pergunta “quem é Satoshi Nakamoto?” e sua verdadeira identidade. Existem até pessoas que alegam, de maneira mentirosa, ser o próprio Satoshi Nakamoto.

O criador do Bitcoin está envolto em mistérios há mais de uma década. No entanto, está claro que Satoshi ainda possui bitcoins, já que suas chaves públicas foram rastreadas a partir do bloco gênese, que Satoshi minerou.

Introdução

Satoshi Nakamoto é o autor pseudônimo que publicou o whitepaper do Bitcoin em 2008. O artigo é intitulado Bitcoin: a peer-to-peer electronic cash system (Bitcoin: um sistema de dinheiro eletrônico peer-to-peer) – disponível em  bitcoin.org . Satoshi não inventou a blockchain, mas foi o primeiro a criar uma moeda descentralizada com base na tecnologia blockchain.

O Bitcoin foi oficialmente lançado em 2009. No entanto, muito antes disso, o misterioso nome já estava sendo usado em comunicações através de e-mails e publicações em fóruns.

Em 2011, porém, todas as comunicações com o resto do mundo foram interrompidas e Satoshi desapareceu. Desde então, o mistério em torno da criação do Bitcoin tem sido o foco de muitos debates.

Mas quem é Satoshi Nakamoto? Quem é esta pessoa ou grupo de pessoas que nos deu uma das tecnologias mais – senão a mais – inovadoras do século 21? Continue a leitura para saber mais.

Quem é Satoshi Nakamoto?

Antes de responder a esta pergunta, primeiro temos que nos perguntar “se trata de uma única pessoa ou um grupo de pessoas?” Infelizmente, temos poucas evidências para provar qualquer uma das possibilidades. Embora a maioria pense em Satoshi como um indivíduo, alguns acreditam que Satoshi é um grupo, como uma equipe de cientistas da computação, especialistas em criptografia e cypherpunks.

Antes de Satoshi suspender todas as comunicações em abril de 2011, ele alegou ser do sexo masculino, japonês e disse ter nascido em 5 de abril de 1975. No entanto, as pessoas perceberam que o inglês de Satoshi era de altíssimo nível, o que provavelmente indica que ele nasceu em um país de língua inglesa. Além disso, suas comunicações ocorreram principalmente durante o horário de trabalho europeu, por isso, especula-se que Satoshi não morava no Japão.

Após Satoshi Nakamoto cessar sua comunicação com o resto do mundo, as especulações sobre sua verdadeira identidade foram se tornando cada vez mais vagas. Muitas pessoas e grupos chegaram a ser rotulados como os verdadeiros Satoshi Nakamoto, mas alguns poucos candidatos apresentam características notáveis.

Hal Finney

De todos os candidatos que poderiam ser Satoshi Nakamoto, Hal Finney é um dos mais prováveis. Hal foi um dos primeiros usuários do Bitcoin e o destinatário da primeira transação de Bitcoin. Ele também trabalhou como desenvolvedor de softwares e foi um dos cypherpunks originais da década de 1990.

Infelizmente, Hal Finney faleceu em 2014 devido a uma doença que afeta os nervos e que o deixou paralisado por algum tempo antes de sua morte. Ele sempre negou ser Satoshi Nakamoto.

Nick Szabo

Outro candidato bem provável é Nick Szabo, um famoso cientista da computação que criou a moeda digital “bit gold” alguns anos antes do Bitcoin. Suas comunicações dentro da comunidade cypherpunk coincidiam fortemente com as de Satoshi, assim como seu modo de escrita e os momentos em que se comunicava.

Nick Szabo negou ser Satoshi Nakamoto, mas boa parte da comunidade de criptomoedas não está convencida disso. Existem muitos paralelos entre Nick e Satoshi, o que pode ou não ser coincidência.

Dorian Nakamoto

Dorian Nakamoto é um japonês-americano cujo nome de nascimento é na verdade Satoshi Nakamoto. Ele trabalhou como engenheiro de computação para empresas de tecnologia e serviços financeiros e inclusive morou na mesma região da Califórnia que Hal Finney por mais de uma década.

Em uma entrevista, Dorian respondeu a uma pergunta alegando estar envolvido no desenvolvimento do Bitcoin, mas depois retirou sua afirmação dizendo que não tinha entendido bem a pergunta. Desde então, ele diz nunca ter trabalhado no projeto e diz que não sabia de sua existência até o momento de frenesi da mídia em torno do Bitcoin.

Quão rico é Satoshi Nakamoto?

Independentemente de quem seja o verdadeiro Satoshi Nakamoto, “ele” é certamente muito rico. Tecnólogos forenses rastrearam os bitcoins armazenados de Satoshi e deram destaque ao seu patrimônio líquido.

Desde o início de 2009, Satoshi Nakamoto não gastou um único satoshi. As estimativas de quantos BTC Satoshi possui variam, mas a maioria das pessoas concorda que é em torno de 1 milhão de bitcoins (cerca de US$ 19 bilhões se considerarmos o preço máximo). Isso faria de Satoshi um dos bilionários mais ricos do planeta.

Considerações finais

Há muitas reivindicações de quem Satoshi Nakamoto realmente é. Satoshi pode ser uma única pessoa ou um grupo de pessoas. Satoshi pode estar vivo ou morto. Sem evidências concretas, nunca saberemos realmente quem é Satoshi Nakamoto. No entanto, podemos ter certeza de uma coisa; Satoshi Nakamoto HODL (armazena) muitos bitcoins.
EnglishGermanPortugueseRussian