Putin: “cripto pode servir como unidade de liquidação”

Avatar



O presidente da Rússia, Vladimir Putin, disse que aceita o papel das criptomoedas como método de pagamento.

O chefe do Kremlin também afirmou que as criptomoedas podem ser utilizadas como unidade de liquidação, mas que ainda é muito cedo para dizer se poderão ser usadas em transações de energia.

A rede de TV americana CNBC moderou um painel na Rússia durante a Semana da Energia, na qual Putin deu essas declarações. A criptomoeda “tem o direito de existir e pode ser usada como meio de pagamento”, disse Putin na entrevista, que foi postada no site do Kremlin nesta quinta-feira (14).

Ainda assim, ele advertiu que é muito cedo para falar sobre o uso de moedas digitais para o comércio de petróleo, energia e outras commodities – que constituem a maior parte das exportações da Rússia.

“Vamos ficar atentos à tendência de desenvolvimento da criptomoeda, que também pode se tornar um meio de economia em algum momento. Vimos como o mercado flutua e ainda é cedo”.

As criptomoedas estão ganhando cada vez mais a atenção do mundo em meio a temores por parte dos reguladores de que possam ser usadas para atividades criminosas e lavagem de dinheiro. Mas seus defensores argumentam que o dinheiro descentralizado poderá substituir as moedas fiduciárias emitidas pelos bancos centrais.

O Banco da Rússia emitiu recentemente vários alertas aos investidores de que o mercado de criptomoedas é extremamente volátil e que moedas digitais não podem ser usadas como método de pagamento no mercado interno. No entanto, não há planos para uma proibição geral semelhante à da China, disse o vice-ministro das Finanças, Alexei Moiseev, esta semana , de acordo com a Interfax.

Mundo de olho nas criptomoedas

A declaração deve trazer  um suspiro de alívio para os investidores do país, bem como em um nível mais global, já que as criptomoedas são bastante populares na Rússia .

Outros países também parecem evitar a proibição de criptomoedas, optando por regulamentá-la de forma adequada para alavancar seus benefícios. A Índia está entre esses países, que tem uma população jovem muito entusiasmada e ávida por investir em criptomoedas .

A tolerância de Putin com criptomoedas surge no momento em que a Casa Branca considera o lançamento de uma ampla iniciativa para revisar e coordenar a política de cripto no governo do presidente Joe Biden, que pode levar a novas regulamentações. A China, por sua vez, reprimiu a indústria e em setembro proibiu todas as transações com cripto.

 

Marketcrypto.com.br: News

EnglishGermanPortugueseRussian