PIX supera 10 milhões de cadastros em 2 dias

PIX supera 10 milhões de cadastros em 2 dias

O cadastro das chaves do PIX, sistema de pagamentos do Banco Central (Bacen), começou na segunda-feira (5). E em 48 horas, o Bacen revelou que mais de 10 milhões de chaves já foram cadastradas.

Especificamente, foram 10,149 milhões de chaves. A chave é a identificação do usuário para usar o sistema.

Número cresceu entre dias

Além do número total, o crescimento entre dias também impressiona. A quantidade de registros acelerou na terça-feira (6), segundo dia desde o início do cadastramento.

Naquele dia, o Bacen informou que 3,5 milhões de chaves haviam sido cadastradas. Com isso, cerca de 6,5 milhões de chaves foram cadastradas após a divulgação dos dados.

O número de chaves, porém, não corresponde necessariamente ao de usuários, pois cada pessoa pode cadastrar até cinco chaves para uma conta.

Entenda como funciona

O cadastro das chaves é obrigatório para o uso do sistema. As chaves PIX funcionarão, dentro do sistema, como uma identificação do usuário.

A chave poderá ser o endereço de e-mail, número de telefone, CPF ou CNPJ do usuário. Essa senha poderá ser criada de forma aleatória, com números e letras. Apenas o titular da conta poderá cadastrar a chave.

Para pessoas físicas, o limite de chaves é de cinco por conta da qual o usuário seja o titular. No caso de pessoas jurídicas, o número sobe para 20.

Para receber um PIX, só será necessário informar a chave, e não mais todos os dados da conta bancária. Além disso, todas as transações ocorrerão em poucos segundos, 24 horas por dia e 7 dias por semana.

Nos primeiros dias de cadastro, muitos bancos relataram problemas em seus sistemas. Itaú Unibanco, Bradesco e Santander foram alguns dos que tiveram problemas.

Os bancos digitais também foram afetados. O C6 Bank tirou do ar por 20 minutos o serviço de cadastro “para publicar uma melhoria”.

Clientes do Nubank também relataram dificuldades para usar o aplicativo, mas o banco afirmou ao Valor Econômico que não teve relação com o registro.

Leia também: CVM lança aplicativo para evitar que investidores sofram golpes

Leia também: China pode usar sua moeda digital para controlar o comércio internacional

Leia também: Famoso trader prevê mais quedas para Bitcoin e Ethereum

BTC LAST NEWS: Crupto Facil