PIX atinge 30 milhões de chaves já cadastradas

PIX atinge 30 milhões de chaves já cadastradas

O Banco Central (Bacen) informou ao Valor Investe que foram registradas 30 milhões de chaves no PIX. Os dados são registrados desde 5 de outubro – data de início do cadastro – até às 18h da terça-feira (13).

O aumento foi de 3 vezes em relação ao último dado do Bacen, divulgado em 7 de outubro. Na ocasião, foram identificadas 10 milhões de chaves registradas no PIX.

O número de chaves cadastradas não significa necessariamente o mesmo número de usuários. Cada pessoa pode cadastrar até cinco chaves em cada conta da qual seja titular.

A chave é uma forma de identificar e facilitar o recebimento pelo PIX, o novo sistema de pagamentos instantâneos que deve entrar em vigor no dia 16 de novembro.

Sistema promete mudar pagamentos no Brasil

O PIX é um novo sistema de pagamentos que promete revolucionar esse mercado. Ele permitirá transferências de valores, pagamentos e outras operações.

Além disso, o PIX terá custos menores e mais agilidade. Uma transferência usando o sistema poderá ser realizada 24 horas por dia, 7 dias por semana. Não haverá limite de horários, tampouco feriados.

Sobre os custos, o Bacen já afirmou que o PIX será gratuito para microempreendedores individuais (MEI) e pessoas físicas.

Por fim, o sistema também poderá ser utilizado para fazer saques em dinheiro sem precisar da rede bancária. As operações poderão ser feitas em lojas e no comércio, sem depender de caixas eletrônicos ou bancos.

No entanto, esta opção estará disponível apenas em 2021, segundo o Bacen.

No início do mês, os principais bancos do país abriram o cadastro das chaves do PIX. O novo sistema está previsto para entrar em vigor no dia 16 de novembro.

Ponte para o real digital

Muitos especialistas argumentam que o sistema pode ser o primeiro passo para a digitalização da moeda brasileira. De fato, muitos países já buscam por versões digitais de sua moeda. E o Brasil não é diferente.
No final de agosto, o Bacen começou os estudos sobre o real digital. A instituição já afirmou que a moeda poderá chegar ao mercado em 2022.

Leia também: Mercado de ações colapsará em 18 meses, declara bilionário

Leia também: Empresário critica Suriel Ports, famoso day trader do YouTube

Leia também: Análise do Bitcoin: BTC pode chegar aos US$ 13.000

BTC LAST NEWS: Crupto Facil