O que é uma Ordem Stop-Limit?

Avatar



A ordem stop-limit combina uma ordem stop-loss e uma ordem limite. As ordens stop-limit permitem que traders definam o valor mínimo de lucro que estão dispostos a obter ou o valor máximo que estão dispostos a perder em um trade. Após definir uma ordem stop-limit, quando o preço de ativação for atingido, uma ordem limite será criada automaticamente, mesmo se você estiver desconectado ou offline. Você pode criar ordens stop-limit estrategicamente, considerando os níveis de suporte e resistência e a volatilidade de um ativo.

Em uma ordem stop-limit, o stop price (preço de parada) é o preço de ativação para que a corretora crie a ordem limite. O preço limite é o preço correspondente para criação da sua ordem. Você pode personalizar o preço limite, que geralmente é definido acima do stop price para uma ordem de compra e abaixo do stop price para uma ordem de venda. Essa diferença considera as mudanças de preço do mercado entre os momentos de acionamento do stop price e de criação da ordem limite.

Introdução

Se deseja começar a fazer trades ativamente, em vez de fazer HODLing, você provavelmente precisará usar também outros tipos de ordem, além das ordens a mercado. Uma ordem stop-limit oferece mais controle e personalização. O conceito pode ser confuso para iniciantes, então primeiro vamos avaliar as principais diferenças entre ordens limite, stop-loss e stop-limit.

Ordem limite, ordem stop-loss e ordem stop-limit

Ordens limite, ordens stop-loss e ordens stop-limit são alguns dos tipos de ordem mais comuns. As ordens limite permitem que você defina uma ampla gama de preços com os quais deseja negociar. A ordem stop-loss define um stop price que aciona uma ordem a mercado. Uma ordem stop-limit combina aspectos dos dois tipos anteriores. Vamos analisar cada uma delas:

Limit order

Ao configurar uma ordem limite (limit order), você define um preço máximo de compra ou um preço mínimo de venda. Sua corretora tentará preencher automaticamente a ordem limite quando o preço de mercado atingir o seu preço limite (ou um preço melhor). Esse tipo de ordem é útil quando você tem um preço alvo de entrada ou saída e não se importa em esperar até que o mercado atenda às suas condições.

Normalmente, os traders colocam ordens limite de venda (sell limit orders) acima do preço de mercado atual e ordens limite de compra (buy limit orders) abaixo do preço de mercado atual. Se você criar uma ordem limite ao preço de mercado atual, ela provavelmente será executada em alguns segundos (a menos que seja um mercado de baixa liquidez).

Por exemplo, se o preço de mercado do Bitcoin for de $32.000 (BUSD), você pode definir uma ordem limite de compra a $31.000 para comprar BTC assim que o preço atingir o valor de $31.000 ou menos. Você também pode criar uma ordem limite de venda a $33.000. Ou seja, a corretora irá vender seu BTC caso o preço suba para $33.000 ou mais.

Ordem Stop-Loss

Uma ordem stop-loss instrui a corretora a comprar ou vender um ativo assim que o preço de mercado atingir ou ultrapassar um valor específico. Esse mecanismo aciona uma ordem a mercado, portanto o preço final pode variar. Ou seja, uma ordem stop-loss é diferente de uma ordem limite, que só pode ser preenchida com seu preço limite ou melhor.

Por exemplo, você pode definir uma ordem stop-loss para vender BTC se o preço de mercado cair para $29.900 (BUSD). A ordem stop é acionada quando o preço atinge $29.900, mas o preço executado pode ser um pouco diferente, pois o sistema usa uma ordem a mercado para vender o mais rápido possível.

Traders podem criar uma ordem stop-loss abaixo do preço de mercado e uma ordem take-profit acima do preço de mercado. Como os termos sugerem, uma ordem stop-loss pode ajudar a prevenir grandes perdas e uma ordem take-profit permite que você garanta seus ganhos, mesmo quando estiver ausente.

Ordem Stop-Limit

Como mencionado, a ordem stop-limit combina uma ordem stop-loss e uma ordem limite. Uma ordem stop adiciona um preço de ativação para que a corretora adicione sua ordem limite ao livro de ordens. Vamos ver como funciona.

Como funciona uma ordem stop-limit?

A melhor maneira de entender uma ordem stop-limit é dividi-la em partes. O stop price (preço de parada) atua como um preço de ativação para criar a ordem limite. Quando o mercado atinge o stop price, ele cria automaticamente uma ordem limite com um preço personalizado (limit price ou preço limite).

Embora o stop price e o limit price possam ser os mesmos, isso não é um requisito. Na verdade, é mais seguro definir o stop price (preço de ativação) um pouco acima do preço limite para ordens de venda. Para ordens de compra, você pode definir um stop price um pouco abaixo do preço limite. Isso aumenta as chances de sua ordem limite ser preenchida após o acionamento.

Exemplos de ordens stop-limit de compra e venda

Stop-limit de compra

Imagine que o preço atual do BNB é de $300 (BUSD) e você gostaria de comprar quando ele começar a entrar em uma tendência de alta. No entanto, você não quer pagar muito pelo BNB caso ele comece a subir rapidamente, então você precisa limitar o preço de compra.

Vamos supor que sua análise técnica indica o início de uma tendência de alta se o preço de mercado ultrapassar $310. Então você decide abrir uma posição com uma ordem stop-limit de compra, caso o rompimento aconteça. Você definiu seu stop price em $310 e seu preço limite em $315. Assim que o BNB atingir $310, será criada uma ordem limite para comprar BNB a $315. Note que $315 é seu preço limite, portanto, se o mercado subir muito rapidamente acima desse valor, a ordem pode não ser totalmente preenchida.

Stop-limit de venda

Imagine que você comprou BNB por $285 (BUSD) e agora o preço está em $300. Para evitar perdas, você decide usar uma ordem stop-limit de venda, caso o preço do BNB caia para o valor de entrada. Você configura uma ordem stop-limit de venda com um stop price de $289 e um preço limite de $285 (o preço pelo qual você comprou o BNB). Se o preço atingir $289, será criada uma ordem limite de venda a $285.

Quando utilizar uma ordem stop-limit?

Ordens stop-limit são uma boa opção para comprar ou vender um ativo, mas não a qualquer custo. O simples uso de ordens stop-loss regulares (que acionam ordens a mercado) pode fazer com que você perca lucros ou pague mais do que pretende, especialmente se for um ativo volátil ou sem liquidez. A ordem stop-loss será preenchida de acordo com o preço de mercado disponível, o que pode resultar em um preço diferente do esperado.

Com a ordem stop-limit de venda, você tem a certeza de que o preço não será diferente do que você definiu. As ordens stop-limit permitem que você obtenha lucros em um mercado de alta ou compre um ativo em um mercado de baixa. Embora não seja garantido que sua ordem limite seja atendida, você sempre obterá o preço desejado ou melhor.

Vantagens de usar uma ordem stop-limit

Uma ordem stop-limit permite que você personalize e planeje seus trades. Nem sempre conseguimos acompanhar a variação dos preços, principalmente no mercado de criptomoedas que funciona 24 horas por dia, 7 dias por semana. Outra vantagem é que uma ordem stop-limit permite que você defina uma quantidade adequada de lucro a ser realizada. Sem um limite, sua ordem seria preenchida a qualquer preço de mercado. Alguns traders preferem fazer holding (manter os ativos) do que vender a um preço qualquer.

Desvantagens de usar uma ordem stop-limit

As ordens stop-limit apresentam as mesmas desvantagens que as ordens limite, principalmente porque não há garantia de que elas serão executadas. Uma ordem limite só começará a ser preenchida quando atingir um preço específico ou melhor. No entanto, pode ser que o preço nunca chegue ao valor definido. Mesmo que seja possível criar um gap (intervalo) entre o stop price e o limit price, às vezes ele não é suficiente. Ativos altamente voláteis podem ultrapassar o spread que você coloca em sua ordem.

A liquidez também pode ser um problema se não houver compradores suficientes para preencher a sua ordem. Se estiver preocupado com o preenchimento parcial de suas ordens, considere o uso de ordens fill or kill. Esta opção define que sua ordem só será executada se ela puder ser totalmente preenchida. No entanto, note que quanto mais condições você adicionar à sua ordem, menor será a probabilidade de execução.

Estratégias para criação de ordens stop-limit

Agora que estudamos as ordens stop-limit, qual é a melhor maneira de usá-las? Citaremos algumas estratégias básicas de trading para aumentar a eficácia de suas ordens stop-limit e minimizar algumas das desvantagens.

1. Estude a volatilidade do ativo para o qual você está criando a ordem stop-limit. Recomendamos definir uma pequena diferença (spread) entre a ordem stop e a ordem limite para aumentar as chances de preenchimento da ordem limite. No entanto, se o ativo negociado for muito volátil, pode ser necessário definir um valor de spread um pouco maior.
2. Avalie a liquidez do ativo que você está negociando. As ordens stop-limit são particularmente úteis ao negociar ativos com um grande spread entre o preço de compra e venda (bid-ask spread) ou com baixa liquidez (para evitar preços indesejados causados por slippage).
3. Use análise técnica para determinar os níveis de preços. É uma boa ideia definir seu stop price no nível de suporte ou resistência de um ativo. Uma maneira de determinar esses níveis é através da análise técnica. Por exemplo, você pode usar uma ordem stop-limit de compra com um stop price logo acima de um nível de resistência para tirar vantagem de um possível rompimento. Ou uma ordem stop-limit de venda logo abaixo de um nível de suporte para garantir que você saia da posição antes que o mercado caia ainda mais.

Considerações finais

Uma ordem stop-limit é uma ferramenta poderosa que pode fornecer a você mais capacidade de negociação do que as simples ordens de mercado. Há também o benefício adicional de não precisar fazer trades ativamente para que a ordem seja preenchida. Combinando diversas ordens stop-limit, é fácil gerenciar seu patrimônio, independentemente do movimento do preço.

EnglishGermanPortugueseRussian