O que é um Short Squeeze?

Avatar



Introdução

short selling (venda a descoberto) permite que os traders lucrem com a queda do preço de um ativo. É uma maneira muito comum de gerenciar o risco de queda, proteger (hedging) as participações existentes ou simplesmente expressar uma perspectiva bearish (movimento de baixa do mercado).
No entanto, fazer shorting pode ser uma estratégia de trading de altíssimo risco. Não apenas porque não há limite superior para o preço de um ativo, mas também devido aos “short squeezes” – em português, seria uma pressão, ou “aperto”, em posições vendidas. Em um short squeeze, ocorre um aumento repentino de preços. Quando isso acontece, muitos vendedores short ficam “presos” e então buscam rapidamente a saída de suas posições, na tentativa de cobrir suas perdas.
É claro que se você quiser entender o que é um short squeeze, primeiro deve saber o que é shorting. Se você não sabe o que é shorting, consulte o artigo O que é Shorting nos Mercados Financeiros?.
Neste artigo, discutiremos o que é um short squeeze, como você pode se preparar para ele e até mesmo como lucrar com ele em uma posição long.

O que é um short squeeze?

O short squeeze acontece quando o preço de um ativo aumenta rapidamente, sendo que esse aumento é consequência de muitos vendedores short sendo pressionados a sair de suas posições.

Vendedores short apostam na queda do preço de um ativo. Se o preço subir, as posições short começam a acumular perdas não realizadas. À medida que o preço sobe, os vendedores short podem ser forçados a fechar suas posições. Isso pode ocorrer através do acionamento de stop-loss e de liquidações (para contratos com margem e de futuros). Isso também pode acontecer porque os vendedores, de forma voluntária, saem de suas posições para evitar perdas ainda maiores.
Então, como os vendedores short fecham suas posições? Eles compram o ativo. É por isso que o short squeeze ocasiona um aumento brusco de preços. Conforme os vendedores short fecham suas posições, surge um efeito em cascata das ordens de compra que adiciona mais “lenha à fogueira”. Sendo assim, quando há um short squeeze, ele é normalmente acompanhado por um pico equivalente no volume de trading.
Existe também um outro ponto importante a se considerar. Quanto maior for o juros da posição short, mais fácil será para “forçar” os vendedores short a fecharem suas posições. Em outras palavras, quanto mais liquidez houver para reter, maior será o aumento na volatilidade devido ao short squeeze. Nesse sentido, um short squeeze é um aumento temporário da demanda, acompanhado de uma diminuição da oferta.

O oposto de short squeeze é o long squeeze – embora seja menos comum. O long squeeze é um efeito semelhante que acontece quando posições long sofrem com a forte pressão de venda, causando uma forte queda dos preços.

Como acontece um short squeeze?

O short squeeze acontece quando há um aumento repentino na pressão de compra. Se você leu nosso artigo sobre shorting, você sabe que o shorting pode ser uma estratégia de alto risco. No entanto, o que faz o short squeeze ser particularmente volátil, é a pressa repentina para cobrir as posições short (através de ordens de compra) o quanto antes. Isso inclui muitas ordens stop-loss sendo acionadas a um alto nível de preço, e ao mesmo tempo, muitos vendedores short fechando suas posições manualmente.

O short squeeze pode acontecer em qualquer mercado financeiro onde uma posição short pode ser tomada. Ao mesmo tempo, a falta de opções para shorting em um mercado também pode resultar em grandes bolhas de preços. Afinal, se não há uma boa maneira de apostar contra um ativo, pode ser que ele continue subindo por um longo período.

Um possível pré-requisito para um short squeeze é um número maior de posições short em relação a posições long. Naturalmente, se houver muito mais posições short do que long, haverá mais liquidez disponível para alimentar um short squeeze. É por isso que a relação long/short pode ser uma ferramenta muito útil para traders acompanharem o sentimento do mercado. Se quiser conferir a relação long/short em tempo real para a Binance Futures, acesse esta página.

Alguns traders mais experientes buscam por oportunidades de short squeeze para entrar em posições long e lucrar com o aumento repentino do preço. Essa estratégia envolve o acúmulo de ativos antes que o squeeze aconteça, aproveitando a rápida subida do preço para obtenção de lucro.

Exemplos de short squeeze

Short squeezes são muito comuns no mercado de ações. Geralmente, existem alguns fatores como sentimento negativo em torno de uma empresa, um preço de ações elevado e um grande número de posições short. Se, por acaso, for divulgada uma notícia positiva inesperada, todas as posições short serão forçadas a comprar, causando um aumento no preço da ação. De qualquer forma, um short squeeze se trata mais de um padrão técnico do que de um evento fundamental.

De acordo com algumas estimativas, as ações da Tesla (TSLA) foram uma das ações com mais posições short da história. Mesmo assim, o preço passou por uma série de altas acentuadas, que provavelmente prejudicaram muitos vendedores short.

Short squeezes também são comuns nos mercados de criptomoedas, principalmente nos mercados de Bitcoin. O mercado de derivativos do Bitcoin usa posições de alta alavancagem, que podem acabar “presas” ou liquidadas com movimentos relativamente pequenos do preço. Short e long squeezes acontecem frequentemente nos mercados de Bitcoin. Se quiser evitar ser liquidado ou acabar “preso” em movimentos de squeeze, avalie com cuidado a alavancagem que está usando. Também é importante adotar uma estratégia adequada de gerenciamento de riscos.
O gráfico abaixo mostra a faixa de preços do Bitcoin no início de 2019. Após uma queda brusca, o preço se manteve estável. O sentimento do mercado era provavelmente bem negativo, já que muitos investidores procurariam por posições short, na expectativa de que a tendência de baixa continuasse.

Considerações finais

Resumindo, o short squeeze acontece quando vendedores short ficam “presos” em uma posição e se veem forçados a cobri-la, levando a um aumento acentuado de preços.
Short squeezes podem ser especialmente voláteis em mercados com alta alavancagem. Quando muitos traders e investidores usam alta alavancagem, os movimentos de preços também tendem a ser mais acentuados, já que liquidações em série podem causar um efeito de cascata.
Antes de entrar em uma posição short, é fundamental compreender as implicações de um short squeeze. Caso contrário, você pode ter grandes perdas.
EnglishGermanPortugueseRussian