O que é Decentraland (MANA)?

Avatar



Decentraland é um mundo virtual e uma comunidade criada com base na tecnologia blockchain. Os usuários podem criar e possuir lotes de terra, obras de arte e Tokens Não Fungíveis (NFT). Os membros também participam da Organização Autônoma Descentralizada (DAO) da plataforma.
Como DAO, o Decentraland fornece à sua comunidade a oportunidade de participar da governança dos projetos. A criptomoeda nativa do Decentraland, MANA, e todos os ativos do jogo se encontram na blockchain da Ethereum.

Introdução

Se você já jogou Second Life e faz trades de criptomoedas, o Decentraland pode lhe interessar. Desde o seu início em 2016, a plataforma evoluiu de um experimento 2D básico para um grande mundo 3D.

Os desenvolvedores do Decentraland, Esteban Ordano e Ari Meilich, criaram um ambiente virtual contendo pacotes imobiliários digitais, itens e outros ativos personalizáveis. É possível comprar todos esses itens usando MANA, o token ERC-20 do Decentraland.
Os Decentralanders podem comprar MANA em diversas corretoras, tanto com criptomoeda quanto com moeda fiduciária. Os tokens não fungíveis ERC-721 representam os ativos exclusivos do Decentraland, incluindo a propriedade LAND (lotes de terreno) e outros itens colecionáveis.

Como funciona o Decentraland?

O Decentraland é um ambiente online que combina realidade virtual com a tecnologia blockchain. Ao contrário da maioria dos jogos online, os jogadores têm controle total sobre as regras do mundo online. O sistema DAO permite que os detentores de tokens votem diretamente nas políticas do jogo. Este mecanismo afeta tudo, desde os tipos de itens permitidos até os investimentos para a tesouraria DAO.

Os tokens não fungíveis representam colecionáveis dentro do jogo, incluindo roupas, itens e os imóveis virtuais do jogo, chamados de LAND. Os usuários armazenam esses tokens em suas carteiras de criptomoedas e os vendem para outros usuários no mercado do jogo, Decentraland Marketplace. Por exemplo, para comprar uma nova máscara, você precisará de MANA, a criptomoeda nativa do Decentraland.

Além de negociar itens e propriedades, os jogadores podem incrementar seu espaço pessoal com jogos, atividades e obras de arte para que outras pessoas possam interagir. Também existe a opção de monetizar seu LAND. Cada jogador é livre para tomar suas próprias decisões.

Seu destino, seu sucesso e sua jornada dependem de você, de seus esforços e de sua imaginação.

O Decentraland tem muitos casos de uso, incluindo publicidade e curadoria. No entanto, para novos jogadores interessados em NFTs, as barreiras de entrada são altas. As taxas de Gas da Ethereum fazem com que a compra de alguns itens cosméticos atinja quase o dobro do preço original. Os preços de terrenos também chegam a milhares de dólares, o que acaba sendo inviável para muitos jogadores.

O que são LAND e MANA?

Como mencionado, MANA é a criptomoeda nativa do Decentraland. Ela não só funciona como uma moeda digital mas também fornece a cada detentor (holder) de MANA, o direito de participar das votações do sistema DAO do Decentraland.

Para participar da governança da DAO, os usuários convertem MANA em wrapped MANA (wMANA) e bloqueiam esse saldo na DAO. Cada wMANA representa um voto em propostas de governança. Você pode comprar MANA em corretoras ou através da venda de itens colecionáveis no Mercado do Decentraland. A DAO também tem sua própria tesouraria de MANA para financiar suas decisões e operações.

LAND é um token não fungível que representa os lotes de terreno de propriedade dos jogadores da comunidade. Da mesma forma que a MANA, o LAND também fornece direito de voto como parte do protocolo de governança do Decentraland.

No entanto, o LAND não precisa ser bloqueado na DAO e cada token LAND fornece dois mil votos ao proprietário. Jogadores com vários lotes podem agrupá-los em um único token de propriedade (Estate token), com poder de voto igual ao número de lotes contidos.

O que é a DAO do Decentraland?

Um dos aspectos interessantes do Decentraland é seu foco na descentralização. Conforme mencionamos, a comunidade de jogadores controla os terrenos, os ativos digitais e os empreendimentos do Decentraland.

Como uma Organização Autônoma Descentralizada, o projeto usa código aberto (open-source code) para definir suas regras. Qualquer usuário com staking de MANA ou que possui LAND, pode criar novas propostas ou votar em outras.
A DAO do Decentraland é executada no software Aragon, utilizando um Agente que pode interagir com os contratos inteligentes da Ethereum.

Casos de uso do Decentraland

Desde a criação da plataforma, os desenvolvedores do Decentraland mantiveram em mente seu potencial para novos casos de uso em comunidades baseadas na tecnologia blockchain. Conforme descrito em seu whitepaper, existem cinco casos de uso principais:
Aplicativos: Os usuários podem criar aplicativos e cenários 3D com a linguagem de script do Decentraland, proporcionando uma ampla variedade de interações.
Curadoria de Conteúdo: As vizinhanças do Decentraland se desenvolveram, atraindo usuários com interesses semelhantes e proporcionando o crescimento das comunidades.
Publicidade: O volume de jogadores nas vizinhanças incentiva a publicidade de diferentes marcas, que compram espaços e montam outdoors no Decentraland.
Colecionáveis Digitais: Itens NFT são coletados, criados e negociados no Mercado do Decentraland, dando direitos de propriedade aos usuários.
Social: Comunidades em plataformas de redes sociais ou mesmo grupos offline podem experimentar uma forma mais interativa de socializar com seus amigos.

Como acontece com a maioria dos jogos que contêm economias de blockchain, existe a oportunidade de ganhar dinheiro. A especulação é algo comum. Alguns lotes de LAND atingem valores altíssimos.

Como armazenar MANA e LAND

Para uma interação completa com o Decentraland, você precisará de uma carteira de criptomoedas integrada ao seu navegador. A equipe de desenvolvimento recomenda a carteira MetaMask para armazenar MANA (ERC-20) e tokens LAND (ERC-721).

Considerações finais

Decentraland é um projeto bastante único quando se trata de plataformas de realidade virtual blockchain. Você pode explorar o mundo virtual gratuitamente. Basta fazer o login. Após cinco anos, a equipe de desenvolvimento conseguiu transformar um pequeno projeto em um projeto sólido em comparação com outros projetos cripto.

EnglishGermanPortugueseRussian