O que é BUSD?

Avatar



BUSD é uma stablecoin regulamentada de moeda fiduciária, atrelada ao dólar americano (USD). Para cada unidade de BUSD, há um dólar americano (USD) mantido em uma reserva. Em outras palavras, o fornecimento de BUSD está atrelado ao dólar americano em uma proporção de 1:1. Os holders, ou seja, detentores de BUSD, podem trocar seus tokens por moeda fiduciária e vice-versa. A Paxos, empresa proprietária do projeto, publica auditorias mensais das reservas de BUSD.

Como stablecoin, o token BUSD foi projetado para manter um valor de mercado estável. Ele permite que investidores e traders armazenem um ativo de baixa volatilidade na blockchain sem a necessidade de sair do ambiente cripto.

Introdução

Se você já comprou ou negociou criptomoedas na Binance, provavelmente conhece o BUSD. É um token muito utilizado entre os pares de trading oferecidos na plataforma da exchange Binance. Resumindo, o BUSD atua como uma versão digital do dólar americano e está atrelado ao seu valor.

Para os recém-chegados, pode não ser tão óbvio o motivo pelo qual os traders e investidores armazenam BUSD. No entanto, a função do BUSD e de outras stablecoins é uma parte essencial do ecossistema cripto.

O que exatamente é o BUSD?

BUSD é uma stablecoin criada pela parceria entre a Paxos e a Binance. A Paxos usa a tecnologia blockchain para oferecer sua Stablecoin como um produto de Serviços para empresas externas. No passado, eles também criaram a stablecoin atrelada ao ouro, PAX Gold (PAXG). O Departamento de Serviços Financeiros do Estado de Nova York regulamentou os tokens BUSD e PAXG.
Em um nível técnico, o BUSD é uma stablecoin de moeda fiduciária (fiat) que mantém seu valor atrelado ao dólar americano (USD). Uma quantia em dólares americanos igual ao fornecimento total de BUSD está sob custódia da Paxos, atuando como uma reserva em bancos americanos segurados pela FDIC. Quando o preço do dólar americano sobe ou desce, o preço do BUSD também varia na mesma proporção. Este é o modelo mais comum e tradicional de stablecoin.

O BUSD oferece três atributos principais para as transações: acessibilidade, flexibilidade e velocidade. O token é facilmente acessível através da Paxos ou da Binance. Você pode comprá-los através dos serviços fiduciários ou de câmbio da Binance ou enviar uma quantia em dólares americanos para a Paxos, solicitando a emissão de novos tokens BUSD para você.

O BUSD também oferece flexibilidade, permitindo que os usuários convertam rapidamente suas criptomoedas em um ativo estável, sem a necessidade de sair da blockchain. Com o BUSD, é possível enviar dinheiro rapidamente para o mundo todo com taxas nominais.
O token existe em três blockchains diferentes: EthereumBinance Smart Chain e Binance Chain. Os detentores de BUSD podem trocar seus tokens entre as blockchains, conforme as suas necessidades. Isso pode ser feito na exchange Binance (ao efetuar saques) ou através da Binance Bridge.

Como funciona o BUSD?

O mecanismo para manter o vínculo do BUSD é relativamente simples em comparação com outros tipos de stablecoin. Cada BUSD pode ser trocado por 1 USD das reservas. Ao enviar seu BUSD para a Paxos, eles queimarão seus tokens e lhe enviarão a moeda fiduciária (neste caso, o dólar). Este sistema mantém a oferta e as reservas em uma proporção constante de 1:1.

Sempre que o preço do BUSD cai para menos de $1 por 1 BUSD, os traders de arbitragem compram BUSD em grandes quantidades. Até mesmo um preço de $0,98 pode oferecer uma boa oportunidade de lucros. Depois de comprar grandes quantidades de BUSD, os arbitradores podem converter os tokens BUSD em moeda fiduciária usando a plataforma da Paxos. Um aumento na demanda por BUSD, naturalmente resultará no retorno do preço do token para $1, restaurando a proporção de 1:1.

Como o BUSD é regulado?

Os reguladores do estado de Nova York impuseram medidas específicas para a Paxos, a Binance e a maneira como a stablecoin deve operar. Além de garantir que o token esteja totalmente assegurado (colateral), a Paxos deve controlar cuidadosamente a criação e a queima de tokens BUSD. A Paxos também tem o direito de congelar contas e remover fundos devido a atividades ilegais, caso necessário. Todos esses princípios estão de acordo com a Trust Charter e as leis bancárias de Nova York aplicáveis à stablecoin.

Integrada nos contratos inteligentes do token está uma nova função que reflete a regulamentação da stablecoin: SetLawEnforcementRole. Este pequeno trecho de código permite que a Paxos use os poderes mencionados anteriormente para cumprir os regulamentos do NYDFS.

Por que as pessoas usam o BUSD?

Com base nos atributos mencionados, o BUSD oferece diversos casos de uso para investidores e traders de criptomoedas.

Evite flutuações de preço em mercados de criptomoedas

O ecossistema cripto pode ser muito volátil. Como nos mercados financeiros tradicionais, também há demanda por ativos estáveis no setor cripto, especialmente quando o mercado fica muito volátil. Com a opção de converter ativos em moedas fiduciárias ou títulos, os investidores tradicionais têm condições de enfrentar um período volátil. O BUSD oferece a mesma oportunidade para investidores e trades de criptomoedas.

Garantia de ganhos sem a necessidade de conversão para moeda fiduciária

Quando alguém deseja encerrar um investimento e garantir seus lucros, o BUSD é uma opção altamente líquida. Não é preciso esperar para transferir fundos fiduciários para sua conta bancária a partir de uma exchange. Se decidir entrar em uma nova posição ou comprar outro ativo, você também não precisa esperar para recarregar sua conta com novos fundos fiduciários.

Arbitragem

O BUSD é uma stablecoin muito popular na Binance Smart Chain e em muitos Automated Market Makers (AMM). Essas pools de liquidez oferecem oportunidades de arbitragem quando os preços de diferentes AMMs apresentam variações. Ao armazenar BUSD, os arbitradores podem movimentar rapidamente seus fundos entre as exchanges e aproveitar a ampla aceitação do BUSD em diferentes plataformas. Conforme mencionado anteriormente, também pode haver oportunidades de arbitragem comprando o BUSD e sacando-o em moeda fiduciária.

Qual a diferença entre o BUSD e outras stablecoins?

O BUSD difere de outras stablecoins no mercado por alguns motivos importantes. Primeiro, o BUSD faz parte de uma categoria de stablecoins atreladas a moedas fiduciárias. Existem também stablecoins atreladas à criptomoedas, que usam cripto ativos para suas reservas, como a DAI, por exemplo.

Existem também stablecoins algorítmicas, que não fazem uso de nenhum valor como garantia (colateral). Esses projetos tentam controlar o fornecimento da stablecoin através de algoritmos para criação e queima de tokens.

Mas qual é a diferença entre o BUSD e outras stablecoins atreladas a moedas fiduciárias? Um fator importante é que a Paxos publica auditorias regularmente, mostrando as reservas em dólares dos EUA que correspondem ao fornecimento de BUSD, em proporção de 1:1.

A empresa de contabilidade Withum conclui essas auditorias como parte dos requisitos do BUSD como criptomoeda regulamentada. Nem todo projeto faz isso, algumas stablecoins atreladas a moedas fiduciárias podem não ter todas as reservas que afirmam ter.

Por exemplo, um caso apresentado pelo Procurador-Geral de Nova York indicou que as reservas para a stablecoin Theter (USDT) não eram 100% atreladas a moedas fiduciárias. Esta descoberta explicitou contradições em relação às declarações anteriores feitas pela Tether.

Métricas on-chain do BUSD

No momento de confecção deste artigo, em junho de 2021, o BUSD é a segunda maior stablecoin em capitalização de mercado, que é de aproximadamente US$ 9.600.000.000. Este número inclui seu valor em tokens ERC-20 e nas versões BEP-2 e BEP-20 da moeda. Embora a popularidade do BUSD tenha aumentado, ainda existe uma diferença significativa entre a sua capitalização de mercado em relação ao seu maior concorrente, o Tether.
Além disso, o BUSD tem um valor de Volume/Capitalização de Mercado relativamente alto, de 0,4286. Este número mede o volume de trading de 24 horas de uma moeda em relação ao valor total de capitalização de mercado. O Bitcoin  (BTC), por exemplo, tem um valor de Volume/Capitalização de Mercado de 0,06059. Basicamente, isso mostra que o BUSD é usado regularmente e não apenas armazenado nas carteiras, como geralmente acontece com investimentos de longo prazo. Esse princípio se encaixa nos casos de uso que citamos anteriormente.

Onde posso obter BUSD?

Existem diferentes maneiras de comprar BUSD. Você encontra diversas opções de compra na página do BUSD. Uma opção é comprar BUSD no mercado secundário. A Binance oferece muitos pares de trading para o BUSD, bem como portais fiduciários simples de usar. Você pode negociar outra criptomoeda ou moeda fiduciária na exchange ou usar um cartão de débito/crédito para comprar BUSD.

Outro método é usar um Automated Market Maker (AMM) e trocar outra moeda ou token por BUSD em uma pool de liquidez. Você também pode acessar o site da Paxos e converter dólares americanos diretamente em BUSD. A Paxos recebe suas moedas fiduciárias, as adiciona às reservas e então emite BUSD para você.

Considerações finais

O BUSD funciona como um investimento estável e como uma ferramenta muito útil para traders e investidores. Graças à sua regulamentação e às reservas auditadas e mantidas em instituições financeiras confiáveis, o BUSD possui um alto grau de confiabilidade. Para quem usa a Binance Smart Chain ou a Binance Chain regularmente, o BUSD é uma excelente escolha de stablecoin para uso conjunto com outros projetos.

EnglishGermanPortugueseRussian