O portfólio do vizinho é sempre mais verde

Avatar



Conforme as criptomoedas apresentam retornos gigantes, especialmente em tempos de alta do bitcoin, muitas pessoas acabam esquecendo de aproveitar os seus lucros.

Enquanto você conta uma história de como lucrou 10%, um amigo vai lhe cortar e dizer que ganhou o dobro neste mesmo período. Além disso, uma manchete sobre um cara que transformou mil em milhão com uma shitcoin também vai transformar o seu honesto e bom retorno 10% em uma miséria.

Por conta disso, vale notar que é importante buscar investimentos com fundamentos, aproveitar seus lucros e continuar investimento em projetos sérios. Também é considerável lembrar que ninguém compra uma moeda em sua menor baixa e vende na menor alta, as grandes subidas das criptomoedas não representam os lucros obtidos por nem 1% dos lucros dos investidores.

Ganância impera

Enquanto um dos maiores investidores do mundo, Warren Buffet, possui rendimentos médios de 20% ao ano durante 44 anos de investimentos, algumas pessoas querem obter tais lucros em apenas um ano, sem conhecimento nenhum.

Uma motivação forte é a imensidão de moedas disponíveis, algumas delas acabam surpreendendo e oferecendo retornos incríveis. Isso vale para moedas com pouco ou nenhum fundamento, como as moedas memes.

Se você comprou BTC no dia 1 de janeiro deste ano, você lucrou 126% e já está seis vezes melhor que Warren Buffet. Todavia, seu amigo que comprou Ethereum (ETH) no mesmo dia, está com um lucro de 386%.

Isso sem falar no cara que comprou DOGE — uma moeda meme — e está lucrando 2.200%. Ou então em quem comprou Solana (SOL), um dos melhores investimentos do ano, e está vendo seu capital valorizar 10.859%.

Com isso, muitos se sentem tentados a abandonar investimentos sólidos, como o Bitcoin, e começam a diversificar seu portfólio a ponto de parecer um jogo de azar. Apostando que a sua moeda escolhida, entre as mais de 10.000 do mercado, será responsável pela sua aposentadoria.

Shiba levou 1 ano para fazer o que o Bitcoin demorou 8

Enquanto o Bitcoin, que resolveu o problema dos generais bizantinos, levou oito anos para atingir uma capitalização de mercado de 33 bilhões de dólares, a Shiba Inu (SHIB) levou pouco mais de um ano apenas com um logotipo de cachorro e sem propósito.

Apesar disso, por transformar investimentos pequenos em milhões, e até bilhões de dólares, chamou a atenção de outros que não se contentam apenas com bons lucros. Eles querem a moeda que dê mais retornos, independente se o investimento é ruim.

Um bom exemplo disso são as moedas em tendência segundo o CoinMarketCap. A grande maioria delas são moedas tão ruins quanto a Shiba, também na lista, apresentando apenas um cachorro como mascote e lucros dez vezes maiores que o Bitcoin.

Moedas em tendência. Fonte: CoinMarketCap

Já outros grandes projetos, como a Polkadot que está lançando leilões de parachains nesta quinta-feira (11), seguem esquecidos nas buscas. Embora também teve um ótimo retorno neste ano, de 459%. O mesmo vale para o Bitcoin, com a atualização Taproot marcada para este final de semana.

Gangorra

Ao mesmo tempo em que algumas moedas memes se sobressaem no mercado, mais delas apresentam perdas. As listas dos maiores ganhadores e perdedores das últimas 24 horas, fornecida pelo CoinGecko, esta lotada de moedas memes.

Moedas com maiores ganhos e perdas nas últimas 24 horas. Fonte: CoinGecko

Enquanto as pessoas colocam suas fichas na mesa como em uma roleta, apenas olhando para os grandes ganhadores, também acabam esquecendo de olhar quantos estão perdendo. Além disso, muitas pessoas compram moedas em seus topos ao tentar acompanhar o mercado, e acabam amargando prejuízos.

Outro ponto a ser notado é que quase ninguém vende suas moedas no melhor momento. Algumas realizam lucros antes, outras acabam deixando a oportunidade passar, e o possível lucro máximo ecoa em seus cabeças: “poderia ter ganho 10 vezes mais”.

Por fim, é importante apreciar os seus lucros e continuar estudando o mercado para aproveitar novas oportunidades sérias. O mesmo vale para investimentos em bons projetos, mesmo que outros tenham se sobressaído sobre eles. Investimento não é aposta, é estudo.

Fonte: Livecoins

Marketcrypto.com.br: Livecoins

EnglishGermanPortugueseRussian