Nova Zelândia quer que povo opine sobre CBDC

Avatar



O Banco da Reserva da Nova Zelândia (RBNZ) solicita a opinião do público enquanto estuda a emissão de uma moeda digital do banco central (CBDC).

O RBNZ divulgou um documento de questões que explica a perspectiva do banco central sobre as oportunidades de política de alto nível e os desafios da emissão de um CBDC. Em vez de detalhar os pontos do projeto, o artigo explica vantagens e desvantagens abstratas, custos e benefícios e riscos e oportunidades de emissão de uma CBDC. De acordo com o RBNZ, o artigo “é o ponto de partida para uma conversa com as partes interessadas sobre o papel potencial de um CBDC para a Nova Zelândia”.

O banco central observou que o desenvolvimento de uma CBDC exigiria muitos estágios, dadas as complexidades inerentes, as múltiplas opções de projeto e as opções de política envolvidas. Por isso, o RBNZ adotou uma abordagem de vários estágios para o desenvolvimento de políticas, e este documento é o primeiro deles.

CBDC é ‘catalisador potencial’

De acordo com o banco, o uso cada vez menor de dinheiro e tecnologias de pagamento emergentes exigem a consideração de uma moeda digital do banco central. Uma moeda digital deve apoiar o dólar da Nova Zelândia “como nossa única unidade de conta” e ser trocada 1:1 por dinheiro.

O RBNZ prevê que a CBDC será capaz de apoiar o papel do banco central de várias maneiras. Por exemplo, deve permitir que indivíduos e empresas convertam dinheiro de emissão privada em formato digital.

O desenvolvimento da CBDC deve melhorar a tecnologia da moeda do banco central, garantindo que ela permaneça relevante no futuro. Naturalmente, como uma ferramenta adicional de política monetária que o RBNZ poderia emitir para fornecer estímulo monetário. Por fim, ela também deve trazer melhorias para os pagamentos domésticos e permitir que a Nova Zelândia participe dos pagamentos internacionais.

“Tal como acontece com outras formas de dinheiro digital, uma CBDC deve ser operacionalmente resiliente a interrupções e riscos de segurança cibernética, manter a privacidade dos dados e deve cumprir todos os regulamentos relevantes,” acrescentou o RBNZ.

“Da mesma forma, embora uma CBDC tenha o potencial de atuar como um catalisador para a inovação e a competição no ecossistema mais amplo de dinheiro e pagamentos, teremos que considerar o potencial dela para impedir tal inovação”.

O RBNZ solicita a opinião pública até o dia 6 de dezembro.

O artigo Nova Zelândia quer que povo opine sobre CBDC foi visto pela primeira vez em BeInCrypto.

Marketcrypto.com.br: News

EnglishGermanPortugueseRussian