Nassin Taleb afirma que desistiu do Bitcoin: “virou um antro de negacionistas”

Nassin Taleb afirma que desistiu do Bitcoin: “virou um antro de negacionistas”

O economista Nassin Taleb, autor do best-seller Antifrágil, afirmou ter desistido do mercado de Bitcoin. Em uma mensagem publicada na sexta-feira (12), Taleb deu a entender que tinha vendido todos os seus Bitcoins.

Uma das razões apontadas pelo economista foi a alta volatilidade do Bitcoin. Segundo Taleb, isso impediria a formação de preços e compra de bens com Bitcoin.

“Estou me livrando do meu BTC. Por quê? Uma moeda nunca deve ser mais volátil do que o que você compra e vende com ela. Não é possível definir o preço de mercadorias no BTC. Nesse aspecto, é um fracasso (pelo menos por agora)”, disse.

Além disso, Taleb criticou a postura de muitos membros da comunidade de criptomoedas. Ele disse que o Bitcoin teria virado um “antro de negacionistas” da atual crise de saúde.

“(O Bitcoin) foi assumido por sociopatas negacionistas da Covid que possuem a sofisticação de amebas”, completou Taleb.

Economista fez duras críticas ao Bitcoin e a parte de seus defensores
Economista fez duras críticas ao Bitcoin e a parte de seus defensores. Fonte: Nassin Taleb/Twitter.

Ele também afirmou que o apelo das criptomoedas estaria na “opacidade”. Ou seja, na capacidade de permitir certas operações consideradas ilícitas pelos governos

“Oapelo de uma criptomoeda depende de alguma opacidade, de sua capacidade de facilitar a fraude fiscal e a lavagem de dinheiro”, disse.

Comunidade repercute postura de Taleb

Trata-se de uma reviravolta radical na postura do economista. Não faz muito tempo que Taleb cobria de elogios o Bitcoin e a blockchain. ““Você não pode ignorar as criptomoedas, principalmente a história do Bitcoin e da blockchain”, disse em 2019.

Em 2018, o economista foi autor do prefácio do livro O Padrão Bitcoin, de Saifedean Ammous, considerado uma das melhores obras sobre Bitcoin. E ele novamente elogiou a criptomoeda.

Naturalmente, a comunidade de criptomoedas reagiu em peso aos comentários do economista. O fundador da ARK Invest, Yassine Elmandjra, respondeu sobre a volatilidade do Bitcoin.

Você deve ler Antifrágil. Ótimo livro. “Não há estabilidade de longo prazo sem volatilidade de curto prazo.” – Nassin Taleb.

 

Gestor utilizou de ironia para responder a economista
Gestor utilizou de ironia para responder a economista. Fonte: Yassine Elmandjra/Twitter

A resposta foi uma ironia com o best seller de Taleb, no qual ele fala de antifragilidade. Esta, aliás, é uma das principais características atribuídas ao Bitcoin.

Por fim, o investidor e entusiasta Robert Breedlove comentou que, de certa forma, Taleb estaria certo. O Bitcoin falha como moeda – pois ser moeda não seria o seu propósito.

“Taleb está certo sobre o Bitcoin: ele falha como moeda. Uma moeda é um substituto do dinheiro imposto pelos monopolistas. Ouro é dinheiro geopolítico. O Bitcoin é prejudicial ao ouro. Bitcoin é a separação do dinheiro e do estado: uma obsolescência da moeda como um conceito”, explicou.

Breedlove traz um conceito diferente sobre o que é o Bitcoin
Breedlove traz um conceito diferente sobre o que é o Bitcoin. Fonte: Robert Breedlove/Twitter.

Leia também: Token de DeFi dispara 1.463% em apenas um mês

Leia também: Aposta da Tesla no Bitcoin não deve ser seguida, diz JPMorgan

Leia também: Token DeFi na mira da Grayscale dispara 55% e pode crescer mais

BTC LAST NEWS: Crupto Facil