NASA não quer seu conteúdo transformado em NFTs

Avatar

A Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço dos Estados Unidos (NASA) emitiu um alerta contra a criação de NFTs relacionados a sua imagem e conteúdos.

Em comunicado oficial, a NASA destacou que sua logo, imagens, gravações de áudio ou vídeo e arquivos semelhantes não devem ser transformados em NFTs ou outras formas de ativos digitais colecionáveis.

Segundo a agência, nenhuma organização ou indivíduo está autorizado em usar seus conteúdos para fins lucrativos neste segmento:

“A NASA disponibiliza suas imagens e vídeos para fins educacionais e informativos de acordo com essas diretrizes. Tokens não fungíveis (NFTs) são, em essência, tokens digitais de propriedade de alguém como um ativo digital ‘único’. A NASA não deseja que suas imagens sejam usadas para esses fins”

NASA se afastando do mundo cripto

Apesar de nunca ter anunciado nenhuma iniciativa envolvendo o mercado cripto, a NASA já foi vinculada em alguns projetos deste setor. O caso mais notório é o Mars4, projeto de metaverso desenvolvido no Ethereum (ETH) que pretende vender terrenos virtuais de Marte.

Segundo consta, o metaverso do projeto foi baseado em um mapa 3D do planeta desenvolvido pela NASA. No entanto, a agência não possui nenhum envolvimento no Mars4, ao contrário do que foi estipulado quando a iniciativa ganhou fama.

Apesar de ser controlada pelo governo norte-americano, a agência possui acordos com a iniciativa privada que possibilitam a exploração de sua marca, especialmente em roupas e souvenirs. Porém, a NASA destacou que NFTs não fazem parte de nenhuma categoria de produto que a instituição tem permissão para firmar acordos.

“Os NFTs não são consistentes com as categorias de produtos que a Agência está autorizada a comercializar. A NASA não deseja que suas imagens sejam usadas em conexão com NFTs”.

Vale destacar que os EUA, assim como diversos países, ainda não possuem diretrizes regulatórias sólidas sobre o mercado cripto, o que em muitos casos dificulta até mesmo a classificação de tokens não fungíveis em uma categoria de produto, ativo ou commodity.

  • Ficou com alguma dúvida? O BeInCrypto possui uma série de artigos para lhe ajudar a entender o universo cripto. Confira!
  • Se quiser ficar atualizado no que acontece de mais importante no espaço cripto, junte-se ao nosso grupo no Telegram!

NFTs e sua má reputação

Apesar de atraírem cada vez mais usuários e segmentos do mercado, NFTs possuem uma alta rejeição de alguns setores da sociedade – o que pode ser um dos motivos da NASA não querer sua imagem atrelada a essa classe de ativo.

A principal crítica em relação a NFTs se refere aos impactos ambientais que a cunhagem desses ativos causa. Além disso, para uma parcela do publico, a procura e utilização desses tokens não passa de algo fútil e sem sentido.

Recentemente, um influenciador brasileiro tem sido alvo de críticas e gozações de usuários na internet por ter comprado um tênis digital no formato NFT, que pode ser usado em suas fotos nas redes sociais.

Apesar disso, o mercado NFT continua em crescimento e não dá sinais de desaceleração, com cada vez mais grandes empresas anunciando iniciativas envolvendo essa tecnologia.

O artigo NASA não quer seu conteúdo transformado em NFTs foi visto pela primeira vez em BeInCrypto.

Marketcrypto.com.br: News

EnglishGermanPortugueseRussian