Mozilla suspende doações em cripto após críticas

Avatar

O debate sobre os danos ambientais do Bitcoin (BTC) e outras criptomoedas sempre foi acalorado. Agora, ele parece ter influenciado o processo de doações do Mozilla.

O Mozilla, organização sem fins lucrativos por trás do famoso navegador Firefox, divulgou um comunicado explicando que a equipe está debatendo se deve parar de aceitar doações em criptomoedas, especialmente Bitcoin, devido aos danos ambientais que o ativo pode causar.

A organização confirmou que irá “interromper a capacidade de doar com criptomoedas” imediatamente. A equipe diz que está em um debate aberto sobre os possíveis danos ambientais que aceitar doações por meio de criptomoedas pode acarretar, afirmando:

Estamos analisando se nossa política atual de doações de criptomoedas está de acordo com nossos objetivos climáticos

Mozilla aceita Bitcoin como doação desde 2014, sendo uma das primeiras empresas a aceitar a criptomoeda criada por Satoshi Nakamoto.

Mozilla é criticado por aceitar doações cripto

A críticas nas redes sociais contra a organização começaram após um tweet feito no final de 2021, onde o Mozilla lembrava que a organização aceitava doações em criptomoedas, entre elas Bitcoin, Ethereum e até Dogecoin.

Este tweet inofensivo teria passado completamente despercebido, pois era apenas um lembrete da possibilidade de doar com criptomoedas. No entanto, diversos seguidores começaram a criticar o ato, abrindo o velho debate sobre os supostos danos ambientais do Bitcoin.

Alguns ex-representantes importantes do Mozilla se manifestaram contra a organização afirmando que criptomoedas seriam dinheiro de “golpistas Ponzi que incineram o planeta”.

Este comentário veio de ninguém menos que Jamie Zawinski, co-fundador do Mozilla. O debate também atraiu defensores do Bitcoin como Ari Paul, CIO e fundador da BlockTower Capital, alegando que as criptomoedas estão ajudando a proliferação de energia renovável:

As criptomoedas têm sido o maior subsídio de energia verde do mundo e já vimos os efeitos benéficos. PoW [prova de trabalho] tem um mix de energia de fontes renováveis ​​mais pesado do que qualquer outra indústria.

Poucas horas depois, Zawinski declarou em seu blog privado:

As criptomoedas não são apenas um desastre ecológico apocalíptico e um grande golpe de pirâmide, mas também são incrivelmente tóxicas para a web aberta, outro ideal que o Mozilla costumava apoiar.

O debate está aberto e a decisão final pode afetar os 220 milhões de usuários atuais do navegador espalhados pelo globo. Em contraste com a ação do Firefox para lidar com ativos cripto, o navegador com foco na privacidade Brave adotou totalmente as criptomoedas com integrações Solana entre outras alianças importantes e chegou a ver sua base ultrapassar 50 milhões de usuários ativos em 2021.

O artigo Mozilla suspende doações em cripto após críticas foi visto pela primeira vez em BeInCrypto.

Marketcrypto.com.br: News

EnglishGermanPortugueseRussian