Moeda digital da China será considerada dinheiro pelo banco central

Moeda digital da China será considerada dinheiro pelo banco central

O yuan digital da China atenderá a todos os requisitos para ser aceito como moeda legal, segundo o Banco Central do país.

Assim, Moeda Digital de Banco Central (CBDC, na sigla em inglês) da China compensará todas as funções da moeda fiduciária chinesa e também será regulamentada como dinheiro.

As afirmações foram feitas pelo vice-presidente do Banco Central da China (PBoC, na sigla em inglês), Fan Yifei.

Yuan Digital

De acordo com o artigo do vice-presidente, a nova moeda digital circulará como M0 (dinheiro emitido pelos bancos centrais).

Isso significa que ela fará parte do suprimento de notas e moedas de papel do país asiático. Desta forma, será totalmente controlada pelo banco central.

“A gestão centralizada da emissão e circulação de M0 é uma prática comum dos bancos centrais globais. Para garantir a capacidade de controlar a emissão de moeda e a política monetária, os bancos centrais e autoridades monetárias das principais economias do mundo implementaram uma gestão centralizada da emissão e circulação de dinheiro”, declarou Yifei.

Gestão pelo BC

Yifei explicou ainda que o banco central vai formular padrões de negócios unificados, juntamente com especificações técnicas, padrões de segurança e padrões de aplicação.

Ele acrescentou que o BC também avalia como será o registro, o monitoramento e a análise da troca da CBDC.

De acordo com Yifei, o processo de avaliação inclui a gestão de portfólios digitais e a adaptação da infraestrutura para conseguir a interoperabilidade entre as instituições operadoras.

O objetivo é, portanto, garantir a circulação estável e ordenada da moeda digital.

Evolução da moeda

Yifei ainda pontuou que a evolução histórica das moedas com curso legal é impulsionada pela tecnologia e pela demanda. Nesse sentido, a moeda gradualmente passa da forma física para a digital.

Com isso, é consequência que o yuan digital seja regulamentado de acordo com as leis relativas ao dinheiro.

Sendo assim, os usuários terão que cumprir todas as regulamentações relacionadas à gestão do dinheiro.

Leia também: Bitcoin não vai iniciar alta por 3 motivos, aponta analista

Leia também: TikTok será banido dos EUA neste domingo, diz governo

Leia também: PIX: pagamentos podem levar até uma hora em suspeitas de fraude

BTC LAST NEWS: Crupto Facil