Marcelo Ferreira desmente gurus e defende cautela no day trade

Marcelo Ferreira desmente gurus e defende cautela no day trade

Há mais de 20 anos, o investidor Marcelo Ferreira realiza operações no mercado financeiro. Mas, diferentemente dos “gurus do trade”, o investidor prega cautela e controle emocional para conseguir prosperar no ramo.

Além disso, para ele, é necessário calcular bem os riscos da atividade para alcançar o sucesso.

Gerenciamento de riscos e controle emocional

Em um vídeo recente, Marcelo criticou essa nova onda de youtubers que prometem ensinar a ganhar muito em pouco tempo e sem perdas.

Segundo o investidor, não adianta querer ganhar tudo de uma vez, pois as perdas também serão grandes. 

No vídeo, Marcelo analisa a matéria da Revista Você S/A chamada “Parece Cocaína, mas é day trade”.

Mais especificamente, ele comenta sobre o uso de alavancagem que faz com que a maioria dos traders percam tudo. Entretanto, para ele, há outro motivo por trás desse fracasso: a ganância. 

“A alavancagem está ali para ser usada, só que você não precisa usar essa alavancagem”, disse. “Eu opero há 20 anos no mercado e não utilizo alavancagem, eu penso muito no meu gerenciamento de risco.”

Nesse sentido, o trader apontou que os iniciantes não desistem no primeiro ano por causa da alavancagem, mas por ganância.

“Eu não vejo o mercado especulativo como uma forma de ficar rico, mas eu vejo como uma forma de você conquistar a sua liberdade pela sua tomada de decisão.”

Desmistificando gurus

O investidor destacou que o mercado atual está tomado por pessoas que são muitos boas em marketing. Entretanto, não têm experiência com operações de trading.

“E isso acaba queimando até a gente que faz um trabalho sério (…) Eu estou sentindo até vergonha de falar que eu sou trader. Prefiro falar que sou youtuber”, brincou.

Segundo ele, essas pessoas não vivem de mercado e estão focadas apenas na venda de cursos.

“Eu não sou contra quem vende curso. Mas tem uma frase que eu sempre uso que é: ‘o trader que vende curso tem que boletar alto’.”

Portanto, na opinião de Marcelo, o trader que vende cursos deve operar e mostrar que vive de mercado. Dessa forma, ele conseguiria falar sobre uma experiência real.

Mas não é isso que acontece. Esses gurus ostentam carros de luxo, muitas vezes alugados, e “pregam uma vida mentirosa na internet para pegar o iniciante”.

“É importante vocês iniciantes entenderem que o que vai te deixar rico é: gastar menos, ganhar mais e rentabilizar da forma correta. Educação financeira é a base”, enfatizou.

Leia também: Problema da alta: taxas do Bitcoin atingem pico histórico

Leia também: Irã financia importações com criptomoedas para evitar sanções

Leia também: Bitcoins roubados da KuCoin começam a ser movidos

BTC LAST NEWS: Crupto Facil