Lightning Network do Bitcoin atinge máxima histórica

Avatar



A capacidade da Lightning Network, a solução de Camada 2 para a rede Bitcoin (BTC), acaba de atingir uma nova máxima histórica (ATH). A rede, que foi projetada para resolver o problema de escalabilidade da maior criptomoeda do mundo, experimenta um crescimento parabólico desde o início de 2021.

Desde quinta-feira (23), o Glassnode, popular provedor de dados on-chain, lançou cinco novos indicadores. Eles permitem monitorar a saúde da Rede Lightning em tempo real. Graças a eles, é possível observar que não só a capacidade da rede, mas também que o número de nós e canais está atingindo patamares recordes.

Lightning Network atinge máxima histórica

A solução mais popular da Camada 2 para o Bitcoin, a Lightning Network (LN), acaba de atingir uma nova máxima histórica de capacidade. Segundo dados do Glassnode, o valor de Bitcoin bloqueado na LN atingiu 2.738 BTC na quinta-feira (23). Isso equivale a cerca de US$ 116,3 milhões.

Um dos analistas da Glassnode, @TXMCtrades postou um gráfico no Twitter que mostra o crescimento parabólico da Lightning Network em 2021. O gráfico mostra que a capacidade da rede aumentou 161%, medida a partir de janeiro de 2021. Na época, a quantidade de Bitcoin bloqueada era um pouco acima de 1.000 BTC.

Fonte: Twitter

Outro analista popular da rede, @WClementeIII, apontou em um tweet que houve “os dois maiores aumentos diários na capacidade LN de todos os tempos”. Em sua opinião, o enorme aumento na utilidade e capacidade da rede 2 é uma forma do Bitcoin cumprir sua função de meio de troca. O analista escreve:

“Este crescimento é crucial para o BTC eventualmente fazer a transição de uma reserva de valor para um meio de troca.”

O que é a Lightning Network?

Lightning Network é uma tecnologia de camada 2 da rede Bitcoin que visa dimensionar transações de forma mais eficiente. A transferência de BTC dentro da LN ocorre fora da cadeia (fora da blockchain) e é mais rápida, mais barata e mais prontamente confirmada. Dessa forma, a Camada 2 foi projetada para descongestionar a rede principal e reduzir as taxas de transação do ativo.

Elaborado formalmente em 2015 por Joseph Poon e Thaddeus Dryja, a Lightning Network ainda está em desenvolvimento. Os desenvolvedores dizem que para permitir que o Bitcoin atinja sua função original de dinheiro para trocas direta entre usuários (ponto a ponto), a criptomoeda precisa atingir dezenas ou centenas de milhares de transações por segundo. Esta é aproximadamente a escala de cartões de crédito e sistemas de pagamento tradicionais populares.

A LN ajuda a resolver o problema de dimensionamento criando a camada 2 na blockchain principal do Bitcoin. Esta camada contém seus próprios nós e canais de pagamento entre os usuários. As transações são atualizadas na rede principal apenas quando ambas as partes abrem e fecham o canal. Enquanto o canal permanecer aberto, é possível transferir BTC entre usuários sem envolver a rede principal. Essa abordagem acelera drasticamente as transações e reduz suas taxas.

Novos indicadores do Glassnode

Altas recordes na capacidade da Lightning Network coincidem com o anúncio da Glassnode do lançamento de 5 novos indicadores. Todos se relacionam com o desempenho detalhado da LN:

  • Capacidade total
  • Tamanho médio/mediano do canal
  • Nó da LN e contagens de canais

Além da capacidade da Lightning Network discutida acima, os dois últimos indicadores também são dignos de nota. Tanto o número de nós quanto os canais estão atualmente em niveis recordes. Além disso, independentemente da correção de preços BTC, ambos os indicadores estão subindo fortemente ao longo do último mês.

O número de nós da LN atualmente é de 15.801.

Fonte: Glassnode

Enquanto isso, o número de canais é de 72.600.

Fonte: Glassnode

Ambos os indicadores confirmam o crescimento saudável e orgânico da rede da Camada 2. Eles são indicadores adicionais da crescente adoção do BTC e do uso do ativo como meio de troca.

Se o ímpeto de crescimento da Lightning Network não cair, podemos esperar que a narrativa do Bitcoin seja reabastecida em um futuro próximo. Talvez a maior criptomoeda não seja tratada apenas como ouro digital e uma maneira nova e melhor de armazenar valor. Talvez a visão do criador da rede Bitcoin Satoshi Nakamoto finalmente se torne realidade e o BTC se torne um sistema de caixa eletrônico totalmente ponto a ponto operando em alta velocidade.

O artigo Lightning Network do Bitcoin atinge máxima histórica foi visto pela primeira vez em BeInCrypto.

Marketcrypto.com.br: News

EnglishGermanPortugueseRussian