LIFT Challenge abre inscrições para avaliar soluções do Real Digital

Avatar

Banco Central começou receber projetos para avaliar tecnologias inovadoras para desenvolver o Real Digital.

O Lift Challenge Real Digital recebe, a partir desta segunda-feira (10), incrições de projetos de inovação tecnológica para avaliar casos de uso e soluções tecnológicas de uma moeda digital do banco central (CBDC) do Brasil. As inscrições vão até o dia 11 de fevereiro.

É “(…) clara a necessidade de se ponderar potenciais e riscos para as aplicações específicas [de CBDCs] a cada país. Dessa forma, para que possamos avançar com segurança, é necessário promover testes”, explica do presidente da autoridade monetária, Roberto Campos Neto.

A iniciativa é um ambiente colaborativo realizado pela Federação Nacional de Associações dos Servidores do Banco Central (Fenasbac), em parceria com o BC.

  • Ficou com alguma dúvida? O BeInCrypto possui uma série de artigos para lhe ajudar a entender o universo cripto. Confira!
  • Se quiser ficar atualizado no que acontece de mais importante no espaço cripto, junte-se ao nosso grupo no Telegram!

O objetivo é identificar as características fundamentais de uma infraestrutura para o Real Digital, que poderá dar suporte aos casos de usos apresentados que estejam maduros e que tragam valor para a sociedade brasileira.

“Padronização, interoperabilidade, reutilização de protocolos e composição de serviços financeiros – que são características trazidas pela programabilidade do Real Digital – podem fazer com que novos produtos financeiros cheguem mais rápido a um público mais amplo e operando com valores médios abaixo do que hoje é possível. Os potenciais de uso do Real Digital para promover a inclusão financeira são muito elevados”, afirma Fabio Araujo, da Secretaria Executiva do BC.

A iniciativa é voltada para empresas maduras que tenham a capacidade de implementação de um sistema com elevada complexidade como é o caso do Real Digital. “Não se pode ignorar, contudo, o modelo de negócio que se pretende viabilizar sobre esse sistema. Empresas que apresentem apenas a capacidade para oferecer infraestrutura ou apenas a capacidade de oferecer um caso de uso para o Real Digital não estão no foco desse desafio”, explica Fabio.

“Nosso público-alvo são participantes do mercado, reunindo um público qualificado de bancos e instituições de pagamentos, fintechs e empresas de tecnologia com interesse em desenvolver um produto minimamente viável (MVP do inglês minimum viable product) com base no Real Digital”, completa Campos Neto.

Submissão do Lift Challenge 

As inscrições do Lift Challenge serão submetidas em duas fases:

  • A submissão para a primeira fase deverá ser feita com a manifestação de interesse de participação na edição, informação do responsável pela proposta e e-mail de contato para fins de contato e desenvolvimento da comunicação ao longo do período de realização do LIFT Challenge.  
  • A submissão para a segunda fase envolverá a descrição do projeto, da aceitação das condições do Lift Challenge Real Digital e de um vídeo contendo uma ideia geral do projeto e destacando os aspectos inovadores dele num total de até 5 minutos.  
imagem: Banco Central do Brasil

O artigo LIFT Challenge abre inscrições para avaliar soluções do Real Digital foi visto pela primeira vez em BeInCrypto.

Marketcrypto.com.br: News

EnglishGermanPortugueseRussian