Jack Dorsey crítica centralização da Web e discute com Elon Musk

Avatar

O ex-CEO do Twitter, Jack Dorsey, disse em seu perfil na rede social que empresas de capital de risco estavam obtendo todos os benefícios da Web3, aumentando a sua centralização.

Jack Dorsey lançou uma série de tuites contra capitalistas de risco e corporações na última terça-feira (21). Dorsey deixou o cargo de CEO do Twitter no início deste mês, gerando muita discussão sobre sua saída da chefia da rede social. Muitos nomes notáveis expuseram suas opiniões, rejeitando as críticas.

Os últimos tuites de Dorsey, feitos ao longo de dois dias, observaram que “o problema” era com as venture capital, não usuários finais. Ele disse que os investidores de varejo e usuários não possuem a Web3, mas sim estas empresas e seus sócios limitados. Ele a chamou de “em última análise, uma entidade centralizada com um rótulo diferente” e que os usuários devem e “saber no que [eles estão] se metendo”.

O sentimento geral dos tuites era que todos os benefícios da Web3 iriam para estas grandes empresas e não para o público, como foi originalmente planejado. Investidores de grandes ventures capitals como Balaji Srinivasan e um parceiro da a16z discordaram da opinião de Dorsey.

Srinivasan disse que o próprio Twitter se tornou um escravo de incentivos corporativos e políticos, o que levou à rede social a ser degradante e realizar censura. O parceiro da A16z, Chris Dixon, também respondeu com críticas ao tweet, mas Dorsey respondeu chamando a empresa de “um fundo determinado a ser um império de mídia que não pode ser ignorado … não Gandhi.”

Até Elon Musk respondeu ao tuite, dizendo que “não conseguia encontrar” a Web3. Dorsey respondeu sarcasticamente que “é algo entre a e z”. Musk também criticou a Web3 no passado.

Dorsey também refutou a declaração de Srinivasan, dizendo que a plataforma havia começado como uma corporação. Ele explicou que a Web3 tinha incentivos corporativos, mas os ocultava sob uma falsa descentralização.

Embora Dorsey se oponha claramente a como a Web3 está sendo levado por essas empresas, ele é totalmente a favor da descentralização. O empresário em várias ocasiões demonstrou apoio ao Bitcoin (BTC) e outras iniciativas descentralizadas.

Jack Dorsey e sua luta pela descentralização

Diversas especulações estão sendo feitas sobre o motivo de Jack Dorsey sair do Twitter. Alguns acreditam que isso tem a ver com a censura crescente da rede social. De fato, depois que ele saiu, o Twitter mudou sua política de privacidade e começou a implementar proibições aos seus usuários.

Não há como afirmar até o momento os reais motivos de sua saída, mas está claro que ele não estava feliz com a forma como as coisas estavam ocorrendo no ramo. A censura se tornou um tema quente em 2021 e continuará sendo um ponto de discórdia no futuro.

Dorsey agora lidera as iniciativas do Block, antes conhecido como Square. A empresa fez várias incursões no mercado de criptomoedas. Ele anunciou em novembro que haveria um novo produto para a mineração de Bitcoin “em casa”, além de pedir ajuda na construção de uma exchange aberta e descentralizada para a principal criptomoeda da atualidade.

O artigo Jack Dorsey crítica centralização da Web e discute com Elon Musk foi visto pela primeira vez em BeInCrypto.

Marketcrypto.com.br: News

EnglishGermanPortugueseRussian