IRBR3: investidores se organizam para tentar manipular ação com short squeeze

IRBR3: investidores se organizam para tentar manipular ação com short squeeze

Após o movimento de short squeeze inflar o preço das ações da GameStop em Wall Street, investidores brasileiros se organizam para inflar as da IRB Brasil (IRBR3). Por volta das 15h35, as ações da companhia subiam 14,59% na bolsa paulista.

Dessa forma, esses investidores que já somam mais de 22 mil em um grupo no Telegram, planejam inflar o preço das ações da resseguradora. Mas você sabe o que é short squeeze? Seria manipulação de mercado?

Primeiramente, ficar “short” em uma ação é operar vendido, ou seja, apostar contra. Assim sendo, você precisa alugar as ações de algum investidor que as tenha, vende-las para um terceiro pela cotação atual e então recompra-las quando o preço cair, e só aí, devolvê-las ao dono. Portanto, se ganha com a desvalorização dos papéis.

Entretanto, como muitos hedge funds estavam “short” na GameStop, quando as ações começaram a subir devido ao short squeeze, os prejuízos foram milionários.

O que é o short squeeze?

Esse movimento nada mais é do que um movimento comprador que eleva os preços. Dessa forma, quando inúmeros investidores vão às compras do mesmo ativo, os preços disparam, pois há mais gente querendo comprar do que vender.

“Quando o preço começou a subir muito, o investidor que havia alugado suas ações começou a pedir elas de volta, e quem havia montado as posições vendidas precisou recomprar os ativos, que agora estavam muito mais caros, para devolvê-los aos donos o short squeeze.”
– explica o sócio da Avenue, Will Castro Alves.

De acordo com o executivo, isso não necessariamente se rotula como manipulação de mercado, “é como se as formiguinhas se juntassem e atacassem os grandes”.

E quanto a IRB Brasil? Por meio desse grupo, o preço das ações da resseguradora podem disparar – se de fato todos aderirem e o volume financeiro foi relevante. A inspiração nos parece claro: o subfórum Wall Street Bets. Contudo, a pergunta é: terá de fato um short squeeze em IRB Brasil (IRBR3).

Leia também: Caso de uso para criptomoedas: Robinhood bloqueia compra de ações

Leia também: Dogecoin dispara 150% após pump do grupo que impulsionou a GameStop

Leia também: Uniswap se destaca e sobe mais de 80% em 7 dias; entenda a alta

Aviso: O texto apresentado nesta coluna não reflete necessariamente a opinião do CriptoFácil.

BTC LAST NEWS: Crupto Facil