Hashdex tira XRP de seu índice HDAI

Hashdex tira XRP de seu índice HDAI

O processo da Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos (SEC, na sigla em inglês) contra a Ripple e o XRP está gerando uma debandada em massa das plataformas que negociam o criptoativo.

Prova disso é que diversas exchanges já suspenderam a negociação do XRP, como noticiou o CriptoFácil.

Agora, a gestora brasileira de criptoativos, Hashdex anunciou que removeu o token do Hashdex Digital Assets Index.

O HDAI foi desenvolvido pela Hashdex para representar o mercado de criptoativos. Assim, o índice reúne as principais criptomoedas do mercado por meio de rígidos critérios de elegibilidade.

O XRP, um dos maiores criptoativos em volume de mercado, era um dos que compunham o índice. Mas agora, por conta do processo e seu impacto no preço do token, ele será removido.

XRP está fora do HDAI da Hashdex

Em um comunicado ao CriptoFácil, a empresa declarou que após a ação da SEC, o Comitê de Supervisão do HDAI se reuniu. O objetivo era avaliar o possível impacto da ação sobre o XRP e suas consequências para o Índice.

Conforme esclareceu a gestora, o Comitê pode, em situações extraordinárias, optar por excluir um ativo do índice.

Isso pode ocorrer em casos que a manutenção de determinado ativo resulte em efeitos adversos sobre o HDAI.

“O Comitê entendeu que são relevantes as chances de a posição da SEC que classifica o XRP como um valor mobiliário prevalecer. E que tal risco, desde já, compromete sua manutenção no índice. Inclusive por prejudicar sua replicabilidade. Em função disso, o Comitê decidiu por excluir o XRP da HDAI, com efeitos a partir das 11 am ET de 24/12/2020”.

De acordo com o diretor jurídico da Hashdex, Bruno Sousa, o resultado prático para os investidores da gestora é que o fundo master, que acompanha o Índice, deixará de ter em sua carteira o XRP.

Ele ainda observou que o XRP representava cerca de 2,5% do portfólio do fundo offshore. Portanto, a remoção não impactará o fundo de forma significativa:

“Com isso, nossos fundos Voyager, Explorer e Discovery não mais terão exposição indireta a tal ativo. Isso não representa um risco de impacto significativo no valor das cotas dos fundos brasileiros. Dada a limitação da representatividade do XRP em seus portfólios. Além disso, o HDAI apresenta hoje performance positiva de cerca de 210% em 2020″, afirmou.

Leia também: Processo contra Ripple marcará as criptomoedas, diz criador da Cardano

Leia também: “Otimismo com Bitcoin, risco em outras criptomoedas”, afirma veterano

Leia também: Trader faz bolão sobre preço do XRP valendo R$ 1.300

BTC LAST NEWS: Crupto Facil