Golpistas tentam roubar XRP após invadir canal brasileiro no YouTube

Golpistas tentam roubar XRP após invadir canal brasileiro no YouTube

O Universo Curioso, um canal brasileiro do YouTube que possui mais de 2,43 milhões de inscritos, foi hackeado.

Agora, os invasores estão exibindo anúncios do token nativo da Ripple, o XRP, tentando roubar os tokens em um “velho” golpe.

O anúncio da invasão foi feito no Instagram pelo proprietário do canal, David Damasceno, na noite do dia 17 de agosto.

 

Sobre o hack

Damasceno relatou ter sofrido um “click bait”. Ele contou que recebeu uma proposta de uma empresa que faria uma campanha para o canal.

A empresa enviou, então, um software para que Damasceno, supostamente, baixasse em seu computador para fazer o review do programa no canal. Isto é, ele iria apresentar e demonstrar o software aos seguidores.

Entretanto, quando Damasceno instalou o programa no computador, mesmo com a autenticação de dois fatores, ele perdeu o acesso ao canal e os hackers tomaram conta.

Famoso golpe

O único vídeo que está disponível no canal é de uma transmissão ao vivo sobre o token da Ripple e finanças descentralizadas (DeFi).

No entanto, a tela do vídeo exibe um golpe que já se tornou conhecido mundialmente. Os hackers pedem que as pessoas enviem XRP para o endereço indicado ou através do QR Code mostrado na tela.

A promessa é doar 100.000.000 XRP para as pessoas que enviarem a criptomoeda:

“A Ripple Foundation decidiu doar 100.000.000 XRP. Para participar você só precisa enviar de 2.000 a 150.000 XRP para os endereços de contribuição e nós imediatamente devolvemos de 4.000 XRP a 300.000 XRP (x2 de volta) para os endereços de onde você enviou”, dizem os golpistas.

No momento da redação deste artigo, havia quase 26 mil pessoas assistindo ao vídeo simultaneamente. Além disso, mais de 300 XRP (R$ 516,00) já haviam sido enviados para o endereço. 

Embora tenha sido hackeado para aplicar o golpe com uma criptomoeda, o Universo Curioso não tinha relação com os criptoativos. O canal falava sobre assuntos diversos, como astronomia, entretenimento e curiosidades em geral.

Posicionamento do canal

O CriptoFácil entrou em contato com David Damasceno, do Universo Curioso, que falou brevemente sobre o ocorrido:

“Perdi acesso ao meu canal, mesmo com 2FA ativado. Entrei em contato com o suporte do YouTube e com amigos próximos que poderiam me ajudar e estou aguardando retorno. A princípio, meus vídeos foram privados e não deletados. Já estou em contato com minha assessoria jurídica para ver o que podemos fazer a respeito.”

Por fim, Damasceno deu um alerta sobre a onda de hacks que tem afetado youtubers:

“A gente sabe dessa onda de hack que está ocorrendo nos canais do YouTube e mesmo tomando os devidos cuidados não consegui evitar, só indico para meus seguidores a tomarem cuidado ao clicar em qualquer link, por menos suspeito que possa parecer.”

Leia também: Exchanges começam a informar ao CADE seus principais clientes

Leia também: Bitcoin agora vale mais que Bank of America e moeda da Nova Zelândia

Leia também: Cidade movida a criptomoeda do cantor Akon está 85% concluída

BTC LAST NEWS: Crupto Facil