Fundação Tolkien bloqueia cripto com nome do escritor

Avatar



O token JRR teve que ser encerrado após a fundação que cuida do legado do escritor J.R.R. Tolkien alegar que o ativo infrigia os diretios autorais relacionados a ele.

Criado em agosto deste ano por Matthew Jensen, o JRR Token era uma criptomoeda que fazia menção e homenagem ao famoso escritor, autor de grandes obras como O Hobbit e O Senhor dos Anéis.

O projeto buscava mesclar a tecnologia blockchain com o universo da terra média criada pelo escritor. No Twitter, a conta vinculada a criptomoeda afirmava:

“Saruman estava tentando unificar a Terra Média sob um governo centralizado onde a irmandade queria a descentralização. A criptomoeda é literalmente uma rede descentralizada…”

Segundo o The Verge, os usuários que ajudavam a prover liquidez para o ativo se autodenominavam “tokenites” – fazendo refência tanto ao token quanto ao nome do escritor.

Além disso, o projeto tinha planos de lançar um jogo de cartas digitais, além de ter listado quatro NFTs para leilão na OpenSea – que possuem um volume de negociações de cerca de US$ 4.200.

Apesar de não conseguir grandes números no mercado cripto, o token chamou a atenção da Fundação Tolkien, que entrou com uma ação de violação de direitos autorais contra Jensen na Organização Mundial de Propriedade Intelectual (WIPO).

O desenvolvedor afirmou que o ativo não violava esses direitos, pois não se apropriava do nome de domínio e da marca comercial do escritor. No entanto, ele concordou em fechar o site oficial do ativo e encerrar o projeto.

Após a vitória no caso, a Fundação Tolkien afirmou estar atuando para que nenhum indivíduo ou organização não autorizada possam se aproveitar do nome e das obras criadas pelo escritor, dentro e fora do espaço cripto.

Token JRR e outras criptos sem direitos autorais

O token JRR não é a primeira criptomoeda criada como referência a uma personalidade ou obra sem possuir os direitos autorais para isso. Após a série Round 6 se tornar um sucesso mundial da Netflix, o token SQUID foi lançado.

Apesar de subir mais de 70.000% em apenas uma semana, o token logo foi acusado de ser um golpe, fazendo com que o seu preço desabasse de US$ 2.800 para quase zero. Atualmente, a equipe responsável pela criação da criptomoeda está sendo investigada pela Binance.

Além disso, diversas meme coins que fazem menção a personagens do Pokémon foram criadas, existindo uma petição para que esses ativos sejam integrados no próximo jogo da popular franquia da Nintendo.

O artigo Fundação Tolkien bloqueia cripto com nome do escritor foi visto pela primeira vez em BeInCrypto.

Marketcrypto.com.br: News

EnglishGermanPortugueseRussian