Fim do XRP? Analistas explicam impactos do processo da SEC

Fim do XRP? Analistas explicam impactos do processo da SEC

A Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos (SEC, na sigla em inglês) iniciou um processo contra a Ripple e o XRP.

Após a notícia do processo, o token declinou de forma vertiginosa. Ainda não se sabe qual será o impacto deste processo no futuro do token da rede Ripple.

De qualquer forma, alguns analistas já estão avaliando os possíveis impactos do processo.

“Estados Unidos vão perder”

O processo da SEC contra a Ripple, como alguns entusiastas já esperavam, tem como objetivo avaliar o XRP como título financeiro ou não.

Ryan Selkis é fundador do serviço de análise Messari. Em uma série de publicações em seu Twitter nesta terça-feira, Selkis explicou o que pode acontecer.

Ele começa dizendo que o governo dos Estados Unidos deve perder o processo:

“Primeiro de tudo, os Estados Unidos vão perder.

Eu nem preciso ler o processo. Eles podem forçar um acordo, mas eles são perder legalmente.

Lembrem-se de quando a Ripple se envolveu com a comissária da SEC Mary Jo White em um processo civil em 2018. Essa é uma dica de quanto eles têm de dinheiro.”

Selkis completa dizendo que espera que a Ripple vença o processo. O analista conta que todas as leis ultrapassadas dos EUA “devem queimar”.

Para o analista, toda a comunidade de criptomoedas está “junta” nisso. Tal afirmação causa estranhamento, visto as ressalvas que a comunidade de moedas digitais tem quanto ao XRP.

Porém, Selkis defende que nenhuma empresa de criptomoedas dos EUA ganha caso o XRP seja considerado um título financeiro.

Ademais, o processo contra a Ripple pode estabelecer novas jurisprudências em território estadunidense. Uma vitória poderia beneficiar outras empresas do segmento.

Sobre o motivo por trás do processo no fim de 2020, Selkis defende que este é um “último soco” da gestão Trump nas moedas digitais antes que uma gestão mais amigável assuma.

“Boa sorte pedindo ajuda”

O analista e pesquisador Larry Cermak também falou sobre o processo. Todavia, sua opinião foi mais ácida em relação à Ripple e ao XRP.

Por meio de seu Twitter, Cermak começa dizendo que era “apenas questão de tempo” até que esse processo tomasse forma, e qualquer um poderia prever isso.

O pesquisador do The Block então falou sobre o “despejo” de XRP no mercado de criptomoedas:

“Em sua existência, a Ripple despejou US$ 1,3 bilhão em XRP no mercado [de criptomoedas]. Argumentar contra isso será difícil.

Especialmente quando as pessoas percebem que a receita com XRP é 90% de toda a receita da Ripple.”

Cermak ainda menciona que a Ripple parou de vender XRP para exchanges diretamente.

Por fim, ele diz que todas essas ações têm sido “uma desgraça” para a comunidade de criptomoedas, concluindo que pessoas que não investem em XRP não apoiarão a empresa.

Leia também: Stablecoins vão dominar pagamentos em 2021, afirma CEO da Binance

Leia também: Empresa lança criptomoeda da Coinbase e já vale mais de R$ 1.000

Leia também: Nubank destaca Bitcoin como marco histórico para o dinheiro

BTC LAST NEWS: Crupto Facil