Evento une moda à tecnologia e terá prêmios em cripto

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Evento de moda terá concurso com artistas digitais e premiações em criptomoeda

A 2ª edição da Brazil Immersive Fashion Week, dedicada à integração da moda com a tecnologia já tem data para acontecer. As atrações incluem muitas novidades para mercado fashion, entusiastas e o público em geral.

O evento terá várias atrações marcadas para o fim de outubro, e convida a todos a pensarem o futuro da moda no mundo 5G. Pelo menos 18 marcas de 10 países latinos, entre elas três que existem apenas no mundo virtual, querem trazer um ecossistema de educação em tecnologias que passam por metaversos, uma JAM de realidade aumentada com grandes nomes internacionais e cursos para desenvolvimento de marcas de moda em blockchain.

Um dos objetivos da BRIFW é criar espaços para que marcas, artistas e profissionais independentes experimentem outros formatos de criação, produção e apresentação de coleções a partir das novas realidades imersivas. Com isso, é possível abrir lugar para discussões sobre os impactos das mudanças globais na nossa cultura.

Conceitos como metaversos, blockchain, realidades expandidas, inteligência artificial, wearables e internet das coisas não poderão mais ser ignorados pelo mercado de moda, arte e tecnologia.

“A Brazil Immersive Fashion Week pensa a moda para além do vestuário, mas como meio para aprendermos como a tecnologia vem estabelecendo novas formas de interação social e produção estética. Os termos e protocolos da tecnologia da WEB 3 e do Metaverso 1 são complicados e de difícil acesso, porém, a moda, com sua linguagem sedutora e acessível pode se tornar um caminho interessante para aproximarmos as pessoas de assuntos complexos, explica a idealizadora do evento, Olivia Merquior.

A transmissão dos desfiles acontece no dia 30 de outubro a partir de 17h, no site da BRIFW, YouTube e nas redes sociais do evento. Apesar dos desfiles remotos, os estilistas poderão assistir suas apresentações ao vivo, com convidados, em um metaverso customizado para cada marca.

Entre os dias 26 a 29 de outubro, acontece o Immersive Talks, ciclo de conversas que chama a audiência para descobrir soluções de mercado e a refletir sobre o impacto das novas tecnologias na cultura global. Ele será transmitido nos mesmos canais.

Entre os convidados estão a The Fabricant, a primeira marca do mundo a vender uma peça digital em NFT e o Institute of Digital Fashion (IoDF) que assinou os primeiros desfiles digitais da semana de moda de Londres.

A Microsoft e o Snapchat falarão sobre recursos que definirão a criação de conteúdo no mundo 5G, Yahoo e Google mostrarão projetos inovadores desenvolvidos nos últimos anos com tecnologias vestíveis e realidades mistas. The Royal College, USP e PUC-Rio também confirmaram presença.

Atrações focam em moda digital

Algumas ações como um concurso voltado para artistas digitais já começaram. É o caso do AR JAM – um Hackathon onde equipes de artistas digitais de toda a América Latina já podem se inscrever para ter a oportunidade de criar uma ativação em Realidade Aumentada como parte da programação paralela. As inscrições vão até o dia 6 de outubro.

A JAM é uma espécie de hackathon onde artistas 3D e code designers são convidados a ocupar um espaço de 10.000m² com esculturas em realidade aumentada. Os trabalhos serão realizados em uma maratona de seis dias.

O resultado da JAM poderá ser visitado de 20 a 30 de outubro através de QR Codes espalhados pelo espaço físico da exposição. Todas as informações sobre o evento e as ações paralelas estarão disponíveis no site do evento e também nas redes do Discord e Instagram.

Durante a semana do BRIFW será lançado um curso de 10 aulas sobre como construir uma marca com o uso da tecnologia de blockchain e novas realidades.

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