Diretor da SEC sobre regulamentação: ‘pessoas vão se prejudicar’

Avatar



O presidente da Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos (SEC), Gary Gensler, disse acreditar que “as pessoas serão prejudicadas” se os mercados de criptomoedas permanecerem sem regulamentação.

Durante uma entrevista com o ex-procurador federal Preet Bharara, Gensler também expressou preocupação com as empresas de aquisição de propósito específico (SPACs). O presidente da SEC acredita que elas podem deixar os investidores do mercado público vulneráveis.

Olhos atentos no mercado cripto

Gensler observou que o forte crescimento do mercado de criptomoedas para quase US$ 2 trilhões recentemente enfatiza a necessidade de uma ação regulatória.

“Isso não vai acabar bem se ficar fora do espaço regulatório”, observou. “Pensar que um campo que cresceu dez vezes nos últimos 18 meses – não apenas em termos de valor de ativos, mas nos empréstimos subjacentes e muito mais – ficará fora dessas estruturas de políticas públicas e terá sucesso. Nós vamos ter um problema e muitas pessoas vão se machucar”.

O presidente da SEC também se preocupa com a forma frouxa como os SPACs poderiam gastar o dinheiro dos investidores. Os SPACs funcionam como empresas de fachada de capital aberto que, em seguida, adquirem outras empresas, o que efetivamente as torna públicas. De acordo com Gensler, elas são estruturalmente incentivadas a encontrar um acordo de fusão, “mesmo que não seja uma fusão particularmente grande”. Isso poderia acontecer às custas dos investidores em nome dos quais eles levantam dinheiro.

Responsabilidade da SEC

Alguns acreditam que os reguladores irão, no final das contas, achar as criptomoedas incompatíveis com os mercados regulados. Por exemplo, o financiador de hedge bilionário Ray Dalio sugeriu que os reguladores “matarão o Bitcoin (BTC)” se ele se tornar muito bem-sucedido.

Se um número suficiente de pessoas usar um sistema fora de seu controle, o governo tomará medidas para evitar que o Bitcoin seja comprado. Dalio destacou que o governo dos Estados Unidos fez uma proibição semelhante à compra de ouro durante a Grande Depressão.

No entanto, Gensler deu a entender que essas preocupações podem ser exageradas, comparando o papel da SEC ao das leis de trânsito e árbitros esportivos. Em última análise, depende se os agentes cripto “desejam cumprir as leis de combate à lavagem de dinheiro, cumprimento de impostos e similares”, já que os reguladores “têm uma responsabilidade para com o público americano”.

Gensler já se descreveu como “neutro em termos de tecnologia” quando se trata de remodelar os mercados financeiros e de valores mobiliários. No entanto, ele acrescentou que não foi neutro em garantir que os investidores “recebam uma divulgação completa e justa” ao investir em criptomoedas ou SPACs.

O artigo Diretor da SEC sobre regulamentação: ‘pessoas vão se prejudicar’ foi visto pela primeira vez em BeInCrypto.

Marketcrypto.com.br: News

EnglishGermanPortugueseRussian