Cripto ameaça estabilidade financeira, diz Banco da Inglaterra

Avatar



O vice-governador do Banco da Inglaterra, Jon Cunliffe, falou sobre Bitcoin e criptoativos no programa de rádio da estatal BBC.

Cunliffe alerta sobre o rápido crescimento do mercado. Segundo o executivo do Banco da Inglaterra, mesmo se integrando ao sistema financeiro convencional, a indústria cripto e o Bitcoin “se tornarão ameaças à estabilidade financeira global”.

Ele acrescenta:

“A meu ver, eles [os criptoativos] não são, no momento, um risco para a estabilidade financeira, mas estão crescendo muito rápido e estão se tornando mais integrados ao que posso chamar de sistema financeiro tradicional. […] “Então o ponto em que eles representam um risco está se aproximando. Acho que os reguladores e legisladores precisam pensar muito sobre isso”.

O vice governador também falou sobre as moedas digitais de bancos centrais (CBDC). Ele afirma que a maneira como as transações estão feitas atualmente o leva a explorar e considerar a introdução da libra digital. Um grupo de trabalho formado por membros do Tesouro e o Banco da Inglaterra irá explorar o tema em 2022, adiantou Cunliffe.

No último ano, os operadores, investidores e entusiastas de cripto viram o mercado explodir, chamando a atenção também de autoridades monetárias em todo globo. Para se ter uma ideia, segundo dados da CoinGecko , há um ano as criptomoedas movimentavam mais de US$ 463 bilhões contra quase os quase US$ 3 trilhões de hoje.

Não foi à toda que, em agosto de 2021, o chanceler do Tesouro britânico, Rishi Sunak, apelidou a libra digital de Britcoin. E, de fato, o Banco da Inglaterra tem explorado o projeto de criar sua própria cripto desde o ano anterior. Mas os reguladores ainda estão trabalhando no desenvolvimento de regras para supervisionar o espaço em evolução e a libra digital não deve ser lançada antes de 2025.

“A maneira como vivemos e fazemos negócios está mudando o tempo todo. Nossas vidas estão se tornando mais digitais. E, à medida que isso acontece, muda a maneira como usamos o dinheiro e o dinheiro que mantemos”, disse o vice-governador.

Reino Unido proibe cripto

Em janeiro, o Reino Unido proibiu oficialmente o funcionamento de qualquer plataforma de derivativos cripto que não possua autorização da FCA. A Autoridade de Conduta Financeira do Reino Unido (FCA) estabeleceu a proibição em todo território para consumidores de varejo.

medida, divulgada pela primeira vez em outubro de 2020, foi muito criticada pela comunidade cripto, que alega que a postura punitiva do órgão regulador, sufoca inovações. Ao mesmo tempo, retira do investidor a liberdade de se expor ao mercado de sua preferência.

Por outro lado, a FCA afirma que a nova proibição vai proteger investidores de varejo de serem vítimas de plataformas suspeitas. A FCA considera os derivativos cripto “inadequados” para consumidores comuns devido aos riscos que representam. 

Apesar da proibição de cripto para o varejo , a Pay Pal escolheu o Reino Unido para começar a expansão dos serviços cripto na plataforma que vai rivalizar as exchanges de critpmoedas estabelecidas como a Coinbase. Os clientes poderão comprar Bitcoin, Etherium, e Litecoin em dinheiro por suas carteiras do PayPal online.

O artigo Cripto ameaça estabilidade financeira, diz Banco da Inglaterra foi visto pela primeira vez em BeInCrypto.

Marketcrypto.com.br: News

EnglishGermanPortugueseRussian