Criadora da Cardano (ADA) prepara preview de dApp Store

Avatar



A IOHK, empresa responsável pela Cardano (ADA), revelou detalhes sobre um programa de certificação e uma dApp Store para aplicativos e protocolos que desejam ser desenvolvidos na blockchain da criptomoeda.

Detalhes sobre o Cardano Summit, que ocorre no sábado (25), foram divulgados pela IOHK na última terça-feira (21).

A empresa lembra que a recente atualização Alonzo inseriu não apenas o recurso de contratos inteligentes na rede da criptomoeda, mas também a possibilidade de aplicativos descentralizados (dApps) e demais protocolos possam buscar alternativas em sua blockchain.

Apesar de isso representar um marco significativo para o projeto, a IOHK possui duas preocupações sobre um possível fluxo de projetos na rede: como fazer com que os usuários encontrem os produtos que mais se adequem as suas expectativas e necessidades, e como garantir que os projetos inseridos na rede possuam boa qualidade.

Segundo a empresa, lidar com esses dilemas seria a chave para o crescimento da sua blockchain. Além de garantir a satisfação de seus adeptos, isso iria protege-los contra possíveis projetos maliciosos ou de desempenho abaixo do padrão.

Certificação de projetos

Para resolver esses possíveis problemas, a IOHK deve lançar um programa de certificação para avaliar os aplicativos desenvolvidos na rede Cardano. O programa será apresentado com mais detalhes durante o Summit, mas algumas informações já foram adiantadas.

O programa vai buscar possíveis vulnerabilidades nos códigos dos dApps da Cardano. Para isso, serão implementados diferentes níveis de defesa, como explica a empresa:

“Haverá vários níveis. No nível mais simples, as verificações lógicas automatizadas nos permitirão detectar certos tipos de código malicioso. Por exemplo, elas poderão verificar se o contrato não contém uma forma de recuperação de fundos bloqueados.”

A IOHK afirmou que auditorias manuais serão feitas nos contratos de qualquer dApp, afim de verificar a sua integridade:

“Além disso, a auditoria manual inteligente de contrato nos ajudará a verificar a integridade de qualquer DApp. Em última análise, a verificação formal completa testará o modelo matemático para provar que um contrato inteligente satisfaz a especificação formal de seu comportamento”.

A equipe responsável pela Cardano afirmou que está firmando parcerias com empresas especializadas nesse tipo de auditoria, e algumas delas serão reveladas no Summit.

Cardano prepara dApp Store

A IOHK também revelou que a rede Cardano contará com uma dApp Store onde desenvolvedores poderão fazer o upload de seus projetos.

O objetivo é que essa loja seja “um ambiente confiável e democratico para os desenvolvedores publicarem seus dApps sem censura”. Conforme descrito pela empresa, a dApp Store facilitaria a divulgação dos projetos, visto que hoje usuários não possuem um processo de busca formalizado e eficiente para encontrar novos aplicativos descentralizados.

“Os usuários poderão acessar o Plutus dAppStore usando um navegador da web. Pense na Plutus dAppStore como uma ‘vitrine’ para a Cardano. A loja exibe uma variedade de coisas que você pode fazer”.

Tanto dApps certificados como não certificados poderão ser inseridos na loja. Porém, a IOHK fornecerá informações claras sobre o status e o nível de confiabilidade de cada projeto, oferecendo uma “plataforma para avaliação transparente do usuário”.

O artigo Criadora da Cardano (ADA) prepara preview de dApp Store foi visto pela primeira vez em BeInCrypto.

Marketcrypto.com.br: News

EnglishGermanPortugueseRussian