Como Criar um Portfólio de Criptomoedas

Avatar



O balanceamento do portfólio de criptomoedas não é muito diferente do processo usado para um portfólio tradicional. Você pode reduzir facilmente seu risco geral de acordo com seu perfil e estratégia de investimento. O primeiro passo é diversificar seus investimentos em diferentes criptomoedas.

Existem discussões em relação ao alto/baixo grau de diversificação, pois ambos apresentam vantagens e desvantagens. No entanto, a maioria geralmente concorda que manter uma certa diversificação é algo benéfico. Você pode reduzir o risco de seus investimentos mantendo diferentes ativos cripto (incluindo stablecoins) e certificando-se de reequilibrar a alocação de ativos regularmente.

Para facilitar o gerenciamento de seu portfólio, você pode usar um rastreador de portfólio de terceiros ou registrar manualmente suas transações em uma planilha. Alguns rastreadores podem ser vinculados às suas carteiras pessoais e exchanges de criptomoedas, o que torna o processo mais conveniente.

Introdução

Começar a investir em cripto é tão fácil quanto comprar seu primeiro bitcoin (BTC), ether (ETH) ou qualquer outra criptomoeda. Enquanto alguns investidores preferem comprar e manter as principais criptomoedas, outros optam pelas altcoins. Mas qual é a melhor maneira de fazer isso? Provavelmente, você terá mais sucesso pensando cuidadosamente sobre a alocação de seus ativos e balanceando regularmente o seu portfólio cripto. Dependendo da sua tolerância aos riscos, existem diferentes maneiras de fazer isso. Equilibrar seu portfólio não é uma tarefa difícil e os resultados podem realmente compensar.

O que é um portfólio de criptomoedas?

Um portfólio cripto é uma coleção de criptomoedas de propriedade de um investidor ou trader. Os portfólios normalmente contêm vários ativos diferentes, incluindo altcoins e produtos financeiros de criptomoedas. É muito semelhante a um portfólio de investimento tradicional. Mas neste caso, nos limitamos a uma classe de ativos. Você pode acompanhar seu portfólio de criptomoedas manualmente usando uma planilha ou usar ferramentas e softwares especializados para contabilizar seu patrimônio (holdings) e seus lucros. Um bom gerenciador (tracker) de portfólio pode ser muito útil. Os trackers são essenciais para day traders e outros traders de curto prazo, mas também são usados por investidores de longo prazo e HODLers.

O que são a alocação e a diversificação de ativos?

Ao criar um portfólio de investimentos, você deve estar familiarizado com os conceitos de alocação e diversificação de ativos. Alocação de ativos é o investimento em diferentes classes de ativos (por exemplo, criptomoedas, ações, títulos, metais preciosos, dinheiro, etc.). Diversificação refere-se à distribuição de seus fundos de investimento em diferentes ativos ou setores. Por exemplo, você pode diversificar suas ações investindo em diferentes setores, como agricultura, tecnologia, energia e saúde. Ambas as estratégias reduzem o risco geral.
Tecnicamente, as criptomoedas são uma única classe de ativos. Mas em um portfólio de criptomoedas, você pode diversificar em termos de produtos, moedas e tokens que apresentam diferentes objetivos e casos de uso. Por exemplo, você pode alocar seu portfólio com 40% de bitcoins, 30% de stablecoins, 15% de NFTs e 15% de altcoins.

Portfólios cripto concentrados vs. diversificados

A maioria dos investidores recomenda a diversificação do seu portfólio de criptomoedas. Embora seja um padrão para investidores, existem prós e contras relacionados à distribuição do seu capital entre diferentes ativos. Como já mencionamos, um portfólio diversificado reduz o risco geral e a volatilidade. As perdas podem ser compensadas por ganhos, mantendo uma posição estável. Seu portfólio também oferece mais oportunidades de ganhos com cada moeda que você possui. Nem todo investimento será um sucesso, mas com a devida alocação e diversificação de ativos, você terá mais chances de obter lucros a longo prazo.

No entanto, quanto mais diversificado um portfólio, mais “de perto” ele acompanha o mercado geral. A maioria dos traders e investidores tenta vencer o mercado geral, obtendo ganhos mais significativos. Um portfólio altamente diversificado costuma gerar mais retornos médios que um portfólio concentrado de sucesso. Os ativos com desempenho ruim geralmente equilibram os que tiveram rendimentos positivos.

Além disso, o gerenciamento de um portfólio diversificado requer mais tempo e pesquisa. Para investir bem, você deve entender o que está comprando. Com um portfólio grande, é mais difícil obter um bom entendimento de todos os projetos. Se o seu portfólio abrange diferentes blockchains, você também pode precisar de várias carteiras e corretoras para acessar seus ativos. A decisão de diversificar ou não é sua, mas algum nível de diversificação é sempre recomendado.

Diferentes tipos de criptomoedas

O Bitcoin é a criptomoeda mais famosa e possui a maior capitalização de mercado. Mas um portfólio bem equilibrado inclui uma seleção de moedas diferentes para reduzir o risco geral. Vamos ver alguns deles.

Moedas de pagamento

Hoje em dia, é difícil encontrar novas moedas criadas especialmente para pagamentos. Mas se voltarmos na época do surgimento das criptomoedas, a maioria dos projetos eram sistemas para transferência de valores. O Bitcoin é o exemplo mais conhecido, mas também temos Ripple (XRP), Bitcoin Cash (BCH), Litecoin (LTC), entre outros. Essas moedas são a primeira geração de criptomoedas que existiam antes da Ethereum e da introdução dos contratos inteligentes.

Stablecoins

Uma stablecoin tenta acompanhar o valor de um ativo subjacente, como uma moeda fiduciária ou um metal precioso. O BUSD, por exemplo, é atrelado ao dólar americano (USD) com reservas definidas em uma proporção de 1:1. O PAX Gold (PAXG) usa o mesmo sistema, mas a moeda é atrelada ao preço de uma onça troy de ouro, mantido em reservas. Embora as stablecoins não forneçam grandes retornos, elas fazem jus ao seu nome e fornecem estabilidade.

O mercado de criptomoedas é volátil, portanto, é bem útil ter ativos estáveis em seu portfólio. Se a stablecoin estiver vinculada a algo fora do ecossistema de criptomoedas, uma queda no mercado cripto não deve afetar o seu valor. Se você deseja mover seus tokens de um projeto, pode convertê-los rapidamente em uma stablecoin atrelada ao dólar, como o BUSD, para proteger seus ganhos. A conversão em moeda fiduciária (fiat) é um processo muito mais longo do que fazer trade com uma stablecoin.

Tokens de segurança

Assim como os títulos tradicionais, um security token pode representar muitas coisas. Pode ser participação acionária em uma empresa, um título emitido por um projeto ou até mesmo direitos de voto. Esses tokens de valor mobiliário foram efetivamente digitalizados e colocados na blockchain, ou seja, eles se enquadram em praticamente todos os mesmos regulamentos. Por esse motivo, os security tokens estão na jurisdição dos reguladores locais e devem passar por um processo legal antes de serem emitidos.

Tokens de utilidade

Um utility token (token de utilidade) atua como a chave para um serviço ou produto. Por exemplo, o BNB e o ETH são tokens de utilidade. Entre outras coisas, você pode usá-los para pagar taxas de transação ao interagir com aplicativos descentralizados (DApps). Muitos projetos emitem seus próprios tokens de utilidade para arrecadar fundos em uma ICO (oferta inicial de moeda). O valor do token deve, teoricamente, ter um link direto com o valor de sua utilidade.

Tokens de governança

Ao manter um token de governança, você pode receber poder de voto em um projeto e até mesmo uma parte da receita dele. Você provavelmente encontrará esses tokens em plataformas de finanças descentralizadas (DeFi) como o PancakeSwap, Uniswap ou SushiSwap. Assim como os tokens de utilidade, o valor de um token de governança está diretamente relacionado ao sucesso do projeto subjacente.

Produtos financeiros de criptomoedas

Um portfólio não precisa consistir apenas em manter (holding) diferentes moedas. Os produtos financeiros de criptomoedas também podem ajudar a diversificar ainda mais seu portfólio. Podemos imaginar isso como um investimento em títulos do governo, ETFs ou fundos mútuos, em vez da simples manutenção de ações. Existe uma grande variedade de produtos nos quais você pode investir em diferentes blockchains e DApps.

Se você é iniciante no assunto, a Binance oferece uma variedade de produtos financeiros. Faça login em sua conta Binance e confira todos os produtos acessando a seção [Finanças]. Todos esses produtos têm diferentes níveis de risco, portanto, certifique-se de entender seus mecanismos de funcionamento antes de assumir os riscos.

Como criar um portfólio de criptomoedas balanceado

Cada investidor ou trader tem suas próprias opiniões sobre como criar um portfólio de criptomoedas balanceado. No entanto, vale a pena considerar algumas regras gerais:

1. Divida seu portfólio entre investimentos de alto, médio e baixo risco e atribua a eles os “pesos” apropriados. Um portfólio contendo uma grande parcela de investimentos de alto risco definitivamente não está bem equilibrado. Ele teria chance de fornecer ganhos maiores, mas também pode causar grandes perdas. Seu perfil de risco determina o que é melhor para você, mas é interessante que haja uma combinação.

2. Considere manter algumas stablecoins para fornecer liquidez ao seu portfólio. Stablecoins são a chave para muitas plataformas DeFi e podem ajudá-lo a garantir ganhos ou sair de uma posição de forma rápida e fácil.

3. Reequilibre seu portfólio, se necessário. O mercado de criptomoedas é muito volátil e suas decisões devem mudar de acordo com a situação atual.

4. Aloque novos investimentos de capital estrategicamente para evitar a sobrecarga de outras “áreas” do seu portfólio. Se recentemente, você obteve bons lucros com uma moeda, investir mais dinheiro pode ser uma ideia tentadora. Não deixe o excesso de ganância interferir em suas decisões. Pense qual seria o melhor destino para seu dinheiro.

5. Faça suas próprias pesquisas. Você realmente não pode ignorar este conselho clássico. Você está investindo seu próprio dinheiro, portanto, não dependa apenas de conselhos de outras pessoas.

6. Invista apenas o que você pode arriscar perder. Se estiver se sentindo muito estressado com seus investimentos, é um sinal de que seu portfólio não está balanceado de maneira adequada. Caso suas previsões estejam terrivelmente erradas, as suas posições não devem lhe causar consequências muito graves.

Gerenciadores de portfólio cripto

Um gerenciador ou rastreador de portfólio é um programa/serviço que permite acompanhar os movimentos e desempenho de seus holdings. Você pode consultar a sua alocação atual, compará-la às suas metas de longo prazo e monitorar seu progresso. Abaixo, temos alguns exemplos de gerenciadores de portfólio:

CoinMarketCap

CoinMarketCap é um rastreador de preços extremamente popular que desenvolveu seu próprio recurso de portfólio. Está disponível gratuitamente para desktops e dispositivos móveis. Para usar o rastreador de portfólio, você deve adicionar seus holdings manualmente, pois esse programa não se conecta à sua carteira ou corretora. Também existe a opção de adicionar os preços de compra para rastrear seus ganhos com mais precisão.

CoinGecko

O CoinGecko é conhecido principalmente por seu rastreamento de preços de criptomoedas, mas também oferece uma opção para gerenciamento de portfólio. Ele é gratuito e está disponível para uso em seu navegador ou dispositivo móvel. Se você já é um usuário do CoinGecko, vale a pena experimentar o gerenciador também.

Blockfolio

Se quiser fazer trades enquanto gerencia seu portfólio, o Blockfolio é uma boa opção. A empresa existe desde 2014 e é bem conhecida no setor de criptomoedas. No entanto, é apenas para dispositivos móveis, portanto, não oferece a mesma experiência do trading de criptomoedas em desktop.

Delta

Delta é um aplicativo que permite que você visualize seu portfólio de criptomoedas e investimentos tradicionais simultaneamente. É possível conectá-lo com 20 corretoras e uma variedade de carteiras, incluindo a Binance. Existe uma versão gratuita e uma paga, mas não é possível fazer trades dentro do aplicativo.

EnglishGermanPortugueseRussian