CEO da BitcoinTrade fala sobre impactos de Joe Biden para o Bitcoin

COO da BitcoinTrade fala sobre impactos de Joe Biden para o Bitcoin

Os Estados Unidos possuem um novo presidente desde 20 de janeiro. O governo de Joe Biden começou e já trouxe algumas sinalizações para o mercado de criptomoedas.

Contudo, as posturas de Biden sobre criptomoedas ainda não estão totalmente claras. Mesmo assim, algumas nomeações já começam a chamar a atenção do mercado.

O CEO da exchange brasileira BitcoinTrade, Bernardo Teixeira, falou ao CriptoFácil sobre as expectativas com o novo governo. A conversa abordou temas como regulamentação e investimentos, citando as primeiras medidas do governo Biden.

Nova secretária do Tesouro

Em novembro, Biden anunciou a nomeação de Janet Yellen como secretária do Tesouro, cargo equivalente ao de Ministra da Economia.

Yellen foi presidente do Federal Reserve na gestão Obama, da qual Biden foi vice. Ela ficou conhecida por defender políticas de gastos e expansão monetária.

Seu nome ainda precisa ser aprovado pelo Senado, que ouviu Yellen esta semana. A indicação é vista por Teixeira como positiva para o Bitcoin.

“Acredito que a nomeação de Janet Yellen para o cargo de secretária do Tesouro levará o mercado de criptomoedas a acreditar que políticas fiscais e monetárias mais ‘frouxas’ serão adotadas para os próximos quatro anos”, disse.

Entretanto, Yellen fez um discurso duro contra o Bitcoin. Para ela, a criptomoeda ainda é muito usada para cometer crimes e, por isso, deve ser controlada. Isso não tira o otimismo de Teixeira com a aceitação e o preço da criptomoeda.

“Entendo que haverá um impacto positivo para o Bitcoin, tanto em termos de aceitação quanto de preço”, disse.

Novo presidente da SEC

Outra mudança de Biden diz respeito à chefia da Comissão de Valores Mobiliários dos EUA (SEC, na sigla em inglês). O escolhido do novo presidente foi Gary Gensler, que já tem experiência no governo.

Gensler chefiou a Comissão de Negociação de Futuros de Commodities (CFTC, na sigla em inglês). Seu mandato foi de 2009 a 2014, durante o governo Obama.

Para Teixeira, seu entendimento das criptomoedas é visto como positivo.

“O Gary com certeza é alguém que entende mais de Blockchain do que a média. Não é um político que está ali sem entender muito do assunto, como infelizmente às vezes acontece. Mas isso não é uma garantia de que a regulação será 100% favorável para o mercado. O mais importante aqui é acompanhar de perto o desenrolar dos fatos nos próximos meses.”, disse.

ETF de Bitcoin: agora vai?

Entre as novas atribuições de Gensler caberá uma bastante esperada por investidores: a aprovação de um ETF de Bitcoin.

Desde 2019, todas as propostas de abertura de ETF foram rejeitadas pela SEC. Porém, hoje existem diversos investidores que buscam ingressar nesse mercado, muitos deles com grandes somas.

Isso coloca uma pressão na SEC para que hajam mudanças e, enfim, o ETF seja aprovado. Para Teixeira, isso vai depender da postura de Gensler e da SEC como um todo.

“Caso a SEC se mostre favorável à expansão das criptomoedas como um todo, aí sim deveremos ver essas aprovações acontecendo. Talvez ainda esse ano”, afirmou.

Leia também: Ripple vai dar criptomoeda de graça para quem tem XRP

Leia também: Confira 4 plataformas úteis para quem quer investir em DeFi

Leia também: Jack Ma reaparece após 3 meses e ações da Alibaba fecham em alta

BTC LAST NEWS: Crupto Facil