Cadastro das chaves PIX começa nesta segunda-feira

Cadastro das chaves PIX começa nesta segunda-feira

Começa nesta segunda-feira (5) a etapa antecipada do cadastro das chaves do ecossistema de pagamentos instantâneos do Banco Central (Bacen), o PIX.

O sistema começa a funcionar efetivamente em 16 de novembro e este cadastro é a primeira etapa.

Com o PIX será possível pagar boletos e fazer movimentações financeiras, como transferências bancárias.

Além disso, o PIX estará disponível 24 horas por dia em 7 dias da semana. Não haverá custos para pessoas físicas e microempresários individuais (MEI).

Cadastro das chaves PIX

As chaves PIX funcionarão, dentro do sistema, como uma identificação do usuário. A chave poderá ser o endereço de e-mail, número de telefone, CPF ou CNPJ do usuário.

Além disso, ela poderá ser uma chave aleatória de números e letras.

Com isso, para receber um PIX, só será necessário informar a chave, e não mais todos os dados da conta bancária. Dessa forma, o objetivo da chave é facilitar as transações.

A intenção do Bacen com o PIX é, dentre outras coisas, estimular a concorrência e a modernização do sistema financeiro no Brasil.

Como cadastrar a chave PIX

Embora vise facilitar o uso do PIX, o cadastramento da chave não é obrigatório. Ou seja, o usuário pode optar por preencher todos os dados (conta, agência, nome e CPF/CNPJ) como é feito atualmente.

Entretanto, caso o usuário queira cadastrar sua chave, deverá acessar o canal de atendimento da instituição da qual é cliente.

O usuário deve, então, escolher qual chave associar a qual instituição financeira. Vale ressaltar que não é possível atrelar a mesma chave a mais de uma conta.

A pessoa física pode ter até cinco chaves para cada conta da qual for titular. Já a pessoa jurídica pode ter até 20 chaves por conta.

Mais de 600 instituições liberaram cadastro

O Banco Central informou em 2 de outubro que 644 instituições já estão prontas para iniciar de forma segura o cadastro das chaves.

“O número vem crescendo de forma contínua, o que demonstra o forte engajamento e compromisso do mercado para o sucesso e adoção do Pix como meio de pagamento”, disse o Bacen.

Leia também: Bitcoin segue com baixa volatilidade e atinge recorde

Leia também: Veterano lista 3 criptomoedas que podem disparar em outubro

Leia também: Ações poderão ser tokenizadas nos Estados Unidos, afirma SEC

BTC LAST NEWS: Crupto Facil