Bitcoin não substituirá o dólar como moeda de reserva mundial, afirma analista financeiro

Bitcoin não substituirá o dólar como moeda de reserva mundial, afirma analista financeiro

Jim Bianco, presidente e macro estrategista da empresa de análise financeira Bianco Research afirmou que a criptomoeda substituirá o dólar americano como moeda de reserva mundial, mas que o Bitcoin não está à altura do desafio.

Em uma entrevista no Pomp Podcast com o parceiro da Morgan Creek Digital, Anthony Pompliano, Bianco explica por que o dólar continua sendo o principal combustível para as economias globais e os mercados financeiros.

“Lembre-se de que o dólar é a moeda de reserva. O que isso significa é que 90% do comércio mundial é em dólares. Cotamos o preço do petróleo em dólares, cotamos o preço do ouro em dólares…”

Em seguida, ele explicou o motivo das pessoas estarem apostando no dólar nesse momento de crise:

“Quando você entra em crise, todo mundo olha em volta e diz: ‘em qual moeda eu quero estar?’ E a resposta é: ‘eu quero estar na moeda de reserva. Eu quero estar em dólares ‘. Existe uma enorme necessidade de dólares, a moeda do porto seguro e porque é com isso que negociamos.”

Bianco, no entanto, diz que as pessoas têm procurado uma moeda de reserva melhor nos últimos 10 anos, já que o dólar está longe de ser perfeito.

“Para citar Winston Churchill, o dólar é a pior moeda de reserva que já concebemos, exceto todas as outras, e, portanto, beneficia o fato de não haver alternativa. Você não vai, sabe, acenar com uma varinha e dizer o euro ou o iene ou a libra.”

Como nenhuma outra moeda fiduciária pode preencher a conta, Bianco acha que o próximo ativo de reserva estará em criptoativos.

“Acredito que, em teoria, a próxima moeda de reserva será uma criptomoeda.”

Quando perguntado sobre qual especificamente, ele afirmou que:

“Eu pensei que talvez Libra fizesse isso, mas então eu pensei com certeza que estava gostando de algo, porque a primeira coisa que eles fizeram quando anunciaram Libra foi que eles arrastaram Marcus na frente do Congresso e rasgaram um novo porque ele tinha medo do que Libra representava.”

No entanto, ele acredita que a Libra não é uma opção devido as mudanças no seu projeto e que ela não será mais uma única stablecoin global apoiada por uma cesta de várias moedas.

Atualmente, o Bitcoin é a maior criptomoeda por valor de mercado, mas Bianco diz que a principal criptomoeda não tem o que é preciso para ser o próximo ativo de reserva.

“Provavelmente ainda não existe. Não sei quando ele existirá ou qual será, porque precisa ser um meio de troca e uma reserva de valor. Bitcoin pode ser uma reserva de valor, mas não é um meio de troca muito bom … Talvez existam outros como Ether ou algo que você possa argumentar como um meio de troca melhor, mas eles não são um bom estoque de valor.”

“Eu acho que está chegando, mas ainda pode demorar muitos anos no futuro. Talvez exista de alguma forma infantil agora, seja qual for a criptografia, ou talvez ainda deva ser inventada.”

Leia também: “Fundamento do Bitcoin só se fortalece nesta crise”, diz gestor do fundo de investimentos BLP Asset

Leia também: Estudo constata que surto de coronavírus foi bom para o Bitcoin

Leia também: Dólar bate R$5,40 pela primeira vez após corte de juros do Banco Central

BTC LAST NEWS: Crupto Facil