Banco Central das Bahamas lança oficialmente sua moeda digital

Banco Central das Bahamas lança oficialmente sua moeda digital

O Banco Central das Bahamas (CBOB) anunciou o lançamento de sua moeda digital. O anúncio foi realizado pelo CBOB via Twitter na terça-feira (20).

“O @sanddollar_BS está disponível em todo o país. Torne-se #sandDollar habilitado hoje. Entre em contato com essas instituições financeiras supervisionadas e autorizadas pelo Banco Central para obter detalhes.”, disse o banco.

Primeiro do mundo

O sand dollar (dólar de areia, em tradução livre) será uma versão digital do dólar das Bahamas. Assim, o CBOB torna-se o primeiro banco central do mundo a lançar uma moeda digital oficial.

Segundo o banco, a medida faz parte dos esforços contínuos do banco para implementar a infraestrutura do sistema de pagamentos digitais em suas operações atuais.

Além da moeda, o CBOB lançou um site oficial a respeito do dólar de areia. O endereço traz dados de contato e perguntas e respostas a respeito da nova moeda.

O dólar de areia será usado para melhorar o acesso a pagamentos regulamentados e serviços financeiros para “comunidades e grupos socioeconômicos mal atendidos”.

Segundo o site, ele também reduzirá custos de prestação de serviços e aumentará a eficiência das transações em todo o país.

Lançamento ocorre dentro do prazo

O CBOB anunciou o lançamento de sua moeda digital em setembro, conforme relatou o CriptoFácil. Na ocasião, o dólar de areia foi confirmado para outubro, data que foi cumprida pelo banco.

Na semana passada, o banco anunciou que a moeda digital será usada inicialmente nas Bahamas. Porém, ela não se limitará apenas às transações locais.

“No momento, ele é usado apenas em um ambiente doméstico. Mas eventualmente estamos trabalhando em uma solução que o tornará integrado com outras moedas globais”, afirmou o CBOB.

Além disso, o dólar de areia não dependerá da Internet para funcionar. Segundo a chefe do setor bancário da CBOB, Cleopatra Davis, a moeda terá capacidade de trabalhar offline.

“Isso é crítico, como vimos no furacão Dorian (que assolou as Bahamas em setembro de 2019). Como continuaremos a fazer transações se não tivermos eletricidade, se não tivermos uma rede de telefonia celular? Este é um componente chave, uma estratégia chave que foi construída no Sand Dollar”, disse.

Leia também: Jogador do Botafogo lança sua própria criptomoeda

Leia também: Futuros de Bitcoin disparam na CME e revelam interesse institucional

Leia também: Famoso youtuber ironiza vendedores de cursos de day trade

BTC LAST NEWS: Crupto Facil