200 fraudes financeiras já foram reportadas à CVM em 2020

200 fraudes financeiras já foram reportadas à CVM em 2020

O número de fraudes financeiras continua a crescer no Brasil. É o que indicam dados divulgados pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

De acordo com o Valor Investe, a CVM já recebeu mais de 200 denúncias de fraudes financeiras. O número pode parecer pequeno, mas no ano passado inteiro foram 371 denúncias.

Isso não significa, porém, que “apenas” 371 pessoas foram impactadas, pois cada uma dessas queixa pode ter vários reclamantes.

Tema marca Semana Mundial do Investidor

As fraudes financeiras são um tema tão relevante que estiveram presentes em um evento organizado pela CVM.

O assunto foi tema de um podcast promovido pelo Itaú na Semana Mundial do Investidor. O evento teve a participação de Ana Leoni, superintendente de educação financeira da Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima).

Durante o programa, Leoni destacou a campanha “Se Liga Na Fraude!”, organizada pela CVM e Anbima. O site simula uma oferta de investimento “imperdível” para alertar os usuários contra golpes.

“O site simula uma oferta de investimento típica de uma fraude. O site é muito bem montado e quando a pessoa clica para aproveitar aquilo, ela recebe um alerta dizendo que ela quase foi enganada “, explica Leoni.

Segundo Leoni, a taxa de conversão do site, ou seja, a quantidade de pessoas que entrou no site e “aceitou a oferta” foi de 21%. Ela foi considerada pela especialista como “muito alta”.

A especialista listou três características que devem manter o investidor alerta para esses golpes:

  • O que parece muito bom para ser verdade provavelmente é golpe;
  • Reparar no domínio do site e os e-mails de contato, para verificar se parecem endereços institucionais;
  • Checar no site da CVM se aquela empresta é registrada na autarquia para poder oferecer investimentos.

“A pessoa precisa ver a oferta, ver se estão oferecendo um investimento sem risco, com ganhos acima da média dos investimentos que ela está acostumada ou dos indicadores de referência do mercado. Se oferecem 1% ao mês, é para ficar atento. Afinal, a taxa de juros hoje é de 2% ao ano”, afirma Leoni.

Leia também: Nubank é o novo Bank of America, diz especialista

Leia também: Quase 75 exchanges já fecharam em 2020 por hacks e pressões de governos

Leia também: Binance vai começar a reportar movimentações à Receita, diz contadora

BTC LAST NEWS: Crupto Facil