10 filmes sobre segurança da informação e privacidade de dados

10 filmes sobre segurança da informação e privacidade de dados

Não é de hoje que a Privacidade e Segurança da Informação são temas em destaque.

No entanto, nos últimos seis meses, as tentativas de ataques cibernéticos se intensificaram. Foram 2,5 milhões de tentativas registradas, segundo a Check Point Software Technologies.

Nesse sentido, a segurança dos dados pessoais tem atraído cada vez mais a atenção de milhares de pessoas.

Pensando nisso, o Grupo Daryus, que presta serviços de Consultoria e Educação, destacou alguns filmes e documentários que podem ajudar as pessoas a entenderem um pouco mais do universo cibernético.

Além disso, as produções abordam as formas de prevenção dentro do ambiente online.

Confira abaixo a lista completa:

1 – Privacidade Hackeada

O grande escândalo com o Facebook e a empresa Cambridge Analytica foi de conhecimento mundial. Entre 2018 e 2019, foi descoberto que as empresas utilizaram dados de milhares de usuários para impactar as eleições presidenciais dos EUA e do Brexit em 2016.

O documentário da Netflix mostra todo o processo contra o Facebook. Paralelamente, relata de forma detalhada como era feita a manipulação dos usuários e o uso de propaganda na rede social.

2 – Sujeito a Termos e Condições

Este documentário mostra as implicações em aceitar o ‘Termo e Condições” de um serviço sem ler o contrato.

Trata-se, portanto, de uma ótima escolha para quem não lê as permissões pedidas por aplicativos ou serviços. O conteúdo pode ser alugado na Amazon Prime.

3 – Hacker

Este filme tem uma pitada de suspense e de ficção.

A produção mostra como um jovem acabou entrando para o famoso grupo hacker Anoymous, após realizar diversos roubos de identidade e participar de desvios de dinheiro pela internet com Bitcoin.

O filme pode ser encontrado na Amazon Prime.

4 – O código Bill Gates

Este filme tem uma abordagem mais otimista do futuro. A produção mostra como funciona a mente de um dos pioneiros da tecnologia, Bill Gates.

O documentário mostra quais foram as influências da criação da Microsoft e como o executivo vê o futuro com o avanço tecnológico.

O conteúdo apresenta três partes e pode ser visto na Netflix. Esta é uma ótima escolha para quem gosta de empreendedorismo e tecnologia.

5 – Mr. Robot

A série Mr. Robot chamou a atenção do público pela sua veracidade nos processos de invasão de sistemas, dispositivos conectados a nuvem e aparelhos de Smart Home.

Na série, Elliot é um jovem que trabalha com segurança virtual. Ele se vê em uma encruzilhada ao entrar para um grupo hacker que planeja destruir o lugar onde ele trabalha.

A produção é uma das poucas a mostrar como funciona o processo de invasão e quais são as suas consequências. O conteúdo é aconselhado para profissionais que trabalham na área e pode ser visto no Amazon Prime.

6 – Don’t f**k with cats

A série documental mostra como a internet e um grupo de pessoas podem descobrir qualquer coisa.

A produção conta a história um grupo do Facebook que conseguiram identificar a identidade de uma pessoa que estava postando vídeos realizando atrocidades com pequenos gatos.

Dessa forma, a série mostra o alcance e a força que uma rede social pode ter dentro e fora da internet. Don’t f**k with cats está disponível na Netflix.

7 – O dilema das redes

O documentário mais recente sobre privacidade foi produzido pela Netflix. O dilema das redes explica como os dados dos usuários são usados para análises preditivas de comportamento. Além disso, mostra o uso da inteligência artificial dentro das redes sociais.

8 – O jogo da imitação

O filme mostra como foi o processo de criação do primeiro computador do mundo e a vida do seu criador, Alan Turing.

Trata-se, portanto, de ótima escolha para aqueles que gostam de história, em especial a Segunda Guerra Mundial. O jogo da imitação está disponível no Amazon Prime.

9 – O Quinto Poder

O Quinto Poder mostra a criação do site WikiLeaks, maior plataforma de denúncias anônimas sobre os principais segredos de Estado e crimes corporativos e que aceita doações em criptoativos.

Paralelamente, conta a história de seus idealizadores, Julian Assange e Daniel Domscheit.

O pode ser comprado dentro do Youtube.

10 – Snowden: Herói ou Traidor

Edward Snowden foi responsável por tornar público todos os detalhes de vários programas que constituem o sistema de vigilância global da NSA dos Estados Unidos.

Nesse contexto, o filme mostra como foi a vida de hacker em seu trabalho com o governo dos EUA. Além disso, explica como Snowden conseguiu sair do complexo da NSA com as informações escondidas.

O filme também pode ser comprado no YouTube.

Leia também: Analista indica 7 criptomoedas que vão se recuperar na próxima alta

Leia também: Gestora de bilionário planeja lançar fundo de Bitcoin

Leia também: Veja 5 dicas para proteger sua carteira de criptomoedas contra golpes

BTC LAST NEWS: Crupto Facil